1. (CEPERJ) Na visão de Kant (in Marcondes,1997), a tarefa da crítica consiste em
realizar o exame dos limites da razão teórica e estabelecer:
A) o fator
externo de seu funcionamento
B) os juízos
sintéticos independentes da experiência
C) a necessidade
do pensamento puro
D) os
critérios de um conhecimento legítimo
E) a
correspondência do objeto ao pensamento
2. (CEPERJ) Doutrina que se opõe ao ceticismo e atribui à razão humana a capacidade
exclusiva de conhecer e estabelecer a verdade:
A) estoicismo
B) racionalismo
C) escolástica
D) misticismo
E) platonismo
2. (FCC) O
filósofo empirista David Hume celebrizou-se por sua crítica à concepção
clássica da causalidade. Qual das afirmações abaixo resume a posição desse
filósofo acerca da relação de causa e efeito?
A) A causalidade
é inteiramente estéril para o conhecimento dos objetos da experiência.
B) A causalidade
indica uma ligação essencial, pois o ser do efeito está contido em potência no
ser da causa.
C) A causalidade
é dada a priori para o entendimento humano.
D) A
causalidade é uma relação externa aos objetos, tributária do hábito e da
repetição de sequências observáveis na experiência.
E) A causalidade
é inteiramente desprovida de validade no quadro conceitual do ceticismo humano.
3. (VUNESP) No romance Emílio, o princípio básico do programa educacional de
Rousseau consiste
A) na
liberdade orientada pela razão.
B) em
abandonar-se à voz dos instintos.
C) no
desenvolvimento do senso estético.
D) em cultivar a
instrução livresca.
E) no
constrangimento físico e moral.
4. (FCC) A razão
humana, num determinado domínio de seus conhecimentos, possui o singular destino
de se ver atormentada por questões que não pode evitar, pois lhe são impostas
pela sua natureza, mas às quais não pode dar resposta por ultrapassarem
completamente suas possibilidades.
A partir da leitura do parágrafo acima, é
correto afirmar que, para seu autor,
A) há
questões que ultrapassam nossa capacidade de conhecer, mas que se impõem pela
própria natureza da razão.
B) o
conhecimento humano é incapaz de produzir respostas racionais aos problemas
impostos pela natureza.
C) a razão humana
é impotente em face dos enigmas da natureza, ainda que seja capaz de produzir
conhecimento sobre si própria.
D) a razão
humana tende naturalmente para o ceticismo.
E) a razão
humana tende naturalmente para o dogmatismo.
5. (FCC) O que
há de fundamental e básico [neste caso] é a constituição reflexiva do poder da
razão de representar, na instância da subjetividade, a realidade naquilo que
ela tem de objetivo.
E com isso se fundamenta metafisicamente a
apreensão lógico-matemática do real. É correto afirmar que, no parágrafo acima,
Franklin L. e Silva refere-se à
A) importância
da filosofia de Bacon para o desenvolvimento da ciência moderna.
B) gênese da
filosofia analítica e de sua crítica às concepções correntes de linguagem.
C) importância
da filosofia da A. Comte para a posterior constituição do empirismo-lógico.
D) concepção cartesiana de conhecimento que
marca o pensamento moderno.
E) visão da
Escola de Frankfurt acerca das relações entre sujeito e conhecimento.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:D - 4:A - 5:D
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