1. Conforme os escritos sobre História da Música, na primeira metade do
século XX, três correntes musicais obtiveram maior importância, sendo elas:
Neoclassicismo, Dodecafonismo e Nacionalismo.
Sobre o
Dodecafonismo, é correto afirmar que:
1. Propôs uma volta aos ideais estéticos do Classicismo e do final do
século XVIII, uma música clássica.
2. O sistema foi idealizado pelo músico austríaco Arnold Schönberg, como
alternativa para a composição.
3. Este método de composição era uma técnica tão complexa e precisa como a
tonalidade clássica.
4. Cada obra partia de uma ordenação das doze notas da escala cromática,
chamada série, fixada pelo compositor.
5. Estudava com detalhe a música popular de cada país para apropriar-se de
suas características mais essenciais, como escala e ritmos.
Assinale a
alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e
4.
D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
E) São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.
2. Sobre a história da educação musical no Brasil, é correto afirmar que o
fundador do primeiro conservatório brasileiro de música no Rio de Janeiro,
considerado o organizador do ensino de música em nosso país e autor do Hino
Nacional Brasileiro, foi:
A) D. Pedro II.
B) Francisco Braga.
C) Padre José Maurício.
D) Francisco Manoel da Silva.
E) Domingos Caldas de Barbosa.
3. No contexto da história da música internacional, os autores
contemporâneos relatam que, nos anos de 1970, houve uma divisão entre o pop e o
rock, porém em alguns contextos musicais os nomes são intercambiáveis.
Neste âmbito, a
corrente musical que nasceu em Londres, com agressiva proposta anarquista, e
tendo como grupos representativos no Reino Unido, The Sex Pistols e The Clash,
ao lado de Ramones nos EUA, é reconhecida como:
A) Punk.
B)
Grunge.
C) Heavy
Metal.
D) New
wave.
E) Hard
rock.
4. Responsável por motivar as reflexões na educação musical contemporânea,
para a escuta criteriosa e reflexiva, abrangendo em seu trabalho as muitas
experimentações sonoras, incluindo ruídos e sons ambientais, e formas de
escrita e leitura musicais que incluem sons além daqueles convencionalmente
grafados.
O texto acima é
condizente com a descrição da influência musical de:
A) John
Payter.
B) Esther
Scliar.
C) Lucas
Ciavatta.
D) Raymond Murray
Schafer.
E) Gertrud Meyer-Denkmann.
5. (AOCP) A música brasileira das décadas de 1920 e 1930
passou por grandes transformações. Nesse período, Heitor Villa-Lobos se
consolidou como o mais representativo criador. Em relação Villa-Lobos, assinale
a alternativa correta.
A) Durante a
ditadura do Estado Novo (1937- 1945), quando foi proibido o ensino de música
nas escolas, o maestro que, até então, foi o Secretário de Educação Musical e
orientou os professores da rede pública sobre como ensinar música, foi proibido
de promover apresentações de canto orfeônico em estádios de futebol.
B) Em 1922, Heitor
Villa-Lobos fez sua estreia oficial na Semana de Arte Moderna, em São Paulo.
Sua música moderna foi vaiada e o evento foi um desastre para sua projeção
internacional como um criador original pela fusão dos ritmos folclóricos e
populares com a música erudita.
C) Heitor
Villa-Lobos fundou e foi o primeiro presidente da Academia Brasileira de
Música. Era membro da Academia de Belas Artes de Moscou e recebeu o título de
Doutor Honoris Causa da Universidade de Paris.
D) O auge da criatividade de Heitor
Villa-Lobos ocorreu na década de 30, quando deu início à série das nove
“Bachianas Brasileiras”, suítes para diversas combinações de instrumentos que
expressam a afinidade entre Bach e procedimentos melódicos e harmônicos da
música popular instrumental brasileira.
GABARITO
1:C - 2:D - 3:A - 4:D - 5:D
0 Comentários