1. Escutar música é uma atividade que pode ocorrer por escolha individual -
selecionando uma playlist ou estando ao vivo em um show -, ou de forma casual -
em meios de transportes ou em lojas de departamentos, por exemplo. Essas
modalidades de escuta, por lazer ou "espontâneas", não se confundem
com a escuta ativa em ambiente escolar.
A respeito da
escuta ativa, analise as afirmativas a seguir.
I. A escuta ativa é um procedimento de apreciação musical, a qual,
integrada às modalidades de composição e performance, promove e reforça a
compreensão musical.
II. As atividades de apreciação focalizam a escuta nos materiais sonoros,
efeitos, elementos expressivos e estruturas das peças musicais, para
compreender sua interação.
III. A escuta ativa pressupõe o solfejo de trechos sonoros independente de
ideias e sensibilidades prévias, de modo a ampliar o repertório de
possibilidades criativas para a composição.
Está correto o que
se afirma em
A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
2. Sendo a música um fenômeno sonoro, a forma mais fundamental de abordá-la
é através do ouvir, que pode ser considerado a razão central para a existência
da música e um objetivo constante na educação musical. O ouvir permeia toda
experiência musical ativa, sendo um meio essencial para o desenvolvimento
musical. É necessário, portanto, distinguir entre o ouvir como meio, implícito
nas outras atividades musicais, e o ouvir como fim em si mesmo.
FRANÇA, C. C.;
SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria,
pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre, 2002.
Dessa posição
decorre que, para os autores, a escuta ativa, própria da apreciação musical,
A) integra as demais modalidades do fazer
musical.
B) pressupõe uma atitude contemplativa.
C) implica o domínio especializado da composição musical.
D) permite absorver todos os estímulos sonoros.
E) propicia uma experiência emotiva e transcendental.
3. Leia os trechos a seguir.
I - Composição de época romântica que, em geral, apresenta melodias
folclóricas, com um único movimento, de caráter livre e variado. Não segue um
esquema fixo, apresentando-se como um conjunto de frases melódicas, diversas
entre si por ritmo e harmonia, o que confere a essa composição um caráter de
improvisação.
II - Composição com melodias inspiradas no bel canto italiano e de andamento
tranquilo, em geral formada por uma única peça para piano, de movimento lento,
com estilo melódico e intimidade de sentimento.
As caracterizações
acima correspondem, respectivamente, aos gêneros
A) tocata e rapsódia.
B) suíte e tocata.
C) rapsódia e noturno
D) sonata e suíte.
E) tocata e sonata.
4. A partir do século
XIV, no âmbito da liturgia cristã, nasce um novo gênero vocal, originado das
cláusulas de substituição medievais, em cujo repertório histórico encontram-se
nomes tão distantes como Guillaume de Mauchaut e José Maurício Nunes Garcia,
por exemplo.
O texto acima
refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
A) organum.
B) chanson.
C) discantus.
D) moteto.
E) rondellus.
5. Leia o texto a seguir.
Não é apenas samba,
mas sim um estilo de música popular que, independentemente das influências
marcantes do jazz norte-americano, do impressionismo de Ravel e Debussy e da
música de autores nacionais como Villa-Lobos, engloba os mais distintos e
variados ritmos brasileiros: samba, marcha-rancho, modinha, baião, valsa,
samba-canção, para citar alguns.
LYRA, Carlos.
Harmonia prática: método para violão. 1999.
Nesse texto, o
músico e compositor Carlos Lyra refere-se à seguinte forma musical:
A) congada.
B) tropicalismo.
C) mangue-beat.
D) bossa-nova.
E) pop.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:D - 5:D
0 Comentários