1. A concepção de música como patrimônio imaterial diz respeito à
A) preservação do seu estado atual e antigo.
B) proteção da música da alta cultura.
C) proteção das condições necessárias para
sua fruição.
D) preservação de culturas musicais raras e exóticas.
2. No início do século XXI, houve uma mudança na forma de divulgação e
consumo da música. Com a inovação e preponderância do formato digital,
especialmente o MP3, gravadoras e artistas passaram a investir mais na
divulgação de singles (música única) do que de álbuns completos. Lojas virtuais
de música passaram a vender não apenas álbuns inteiros para download, mas
também faixas únicas.
Sobre esse novo
comportamento da música e do mercado, marque a opção correta.
A) A relação entre tecnologia, internet e música resultou em grandes
desafios para a indústria fonográfica mundial, o que provocou uma drástica
diminuição de sua produção nos últimos anos.
B) Com a música podendo ser vendida de forma avulsa, a indústria
fonográfica sofreu uma estagnação no mercado.
C) As gravadoras e os provedores de serviços de música on-line deixaram de
exercer forte influência sobre as tendências musicais para seus clientes em
potencial.
D) O avanço da informática no século XXI permitiu
que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas digitalmente, o que
reduziu sensivelmente os custos de produção dos fonogramas.
3. (FCC) Vertamatti, ao comentar a inclusão da peça O
cachorro vira-lata, sobre poema de Manoel de Barros, no repertório do grupo
coral, aponta os motivos de sua aceitação pelos cantores. Isto deve-se à
presença controlada de alguns novos elementos da linguagem musical ao lado do
ótimo texto de Manoel de Barros, que provoca a imaginação. Os novos elementos
musicais que se encontravam em condições de serem assimilados pelo grupo eram
A) uma grande diversidade de instrumentos de diferentes naturezas, o que
pode levar ao interesse pelo estudo dos timbres e das onomatopeias.
B) a melodia de fácil memorização, aliada a um ritmo sugestivo de dança
modernista.
C) o uso de instrumentos de percussão, com muitas latas e talheres.
D) mudanças de compasso, melodia simples,
paralelismo entre as vozes e harmonia.
E) a presença de jogos de palavras e trava-línguas no texto, bem como sua
qualidade humorística, característica da poesia deste poeta.
4. (FUNCAB) Todos nós ouvimos a música de acordo com nossas
aptidões, variáveis, sob certo aspecto, em três planos distintos: sensível,
expressivo e puramente musical, o que corresponde respectivamente a:
A) escutar, perceber e proceder.
B) investigar, ouvir e mediar.
C) avaliar, agir e abordar.
D) encaminhar, sistematizar e planejar.
E) ouvir, escutar e compreender.
5. (AEDB) Cada som possui propriedades ou parâmetros que
nosso ouvido pode identificar, que são:
A) altura, freqüência e vibração;
B) altura, freqüência e duração;
C) altura, intensidade, duração e timbre;
D) altura, vibração e duração;
E) nenhuma das respostas acima.
GABARITO
1:C - 2:D - 3:D - 4:E - 5:C
0 Comentários