1. (IDECAN) Alguns
dos primeiros suportes de escrita, como as placas de argila da Mesopotâmia,
eram frágeis e de difícil transporte. No antigo Egito surgiu um novo suporte de
escrita que representou um grande avanço por sua flexibilidade e portabilidade:
o papiro, que era produzido
A) com folhas de
palmeiras, que eram secas e curtidas e depois alisadas para formar uma
superfície apropriada para a escrita.
B) com a pele de
animais jovens ou de pequeno porte, tratada em uma solução de água e cal,
esticada, raspada e polida para formar as folhas de escrita.
C) com fibras de
linho e cânhamo, obtidas a partir do cozimento de restos de roupas e cordas e
retiradas com uma tela para formar as folhas.
D) com fibras de
celulose, obtidas a partir do cozimento de pedaços de madeira, prensadas e
secas para formar a superfície de escrita.
E) com finas tiras do caule de uma planta
aquática, sobrepostas, cruzadas e prensadas para formar as folhas para escrita.
2. (USCS)
Gombrich assinala que, por volta de 500 a.C., os artistas gregos deixaram de
representar os corpos à maneira egípcia, ou seja, de perfil, passando a
representá-los de frente, tal como os olhos do pintor os viam. Trata-se de uma
técnica conhecida como:
A) simetria.
B) figura-fundo.
C) grafismo.
D) escorço.
3. (FAPERP) A
civilização grega antiga e os etruscos inspiraram grande parte da cultura de
Roma. A Roma antiga, por sua vez, contribuiu grandemente para o desenvolvimento
do mundo ocidental não só na arte, mas, também, no direito, na tecnologia, nas
formas de governo, etc. Com relação às influências que os romanos antigos
sofreram dos gregos e dos etruscos, considere as afirmações a seguir para
assinalar a alternativa correta.
I- A arte grega
influenciou a arte romana pelo ideal de beleza.
II- A arte grega
trouxe idealismo para a arte romana.
III- Os etruscos
trouxeram para os romanos, aspectos práticos associados à realidade.
IV- O arco é um
elemento arquitetônico desenvolvido pelos romanos, graças à influência grega.
A) I e II são
verdadeiras.
B) I e III são verdadeiras.
C) II e III são
verdadeiras.
D) II e IV são
verdadeiras.
4. (AEDB) Na
arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura
humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil
de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:
A) egiptologia;
B) bissimetrismo;
C) geometria;
D) frontalidade;
E) lateralidade.
5. (FUNRIO) A
ordem dórica é uma forma de manifestação da arte clássica, que se caracteriza
por apresentar edificações:
A) austeras, com as colunas apresentando
capitéis simples e praticamente sem adornos.
B) adornadas,
marcadas pelo gosto virtuoso do povo espartano.
C) austeras, com
a colunata composta com folhas de acanto.
D) adornadas,
mas sem o pórtico arrematado pelo frontão triangular.
E) extremamente
adornadas, apresentando colunata cujos capitéis têm volutas e folhas de acanto.
GABARITO
1:E - 2:D - 3:B - 4:D - 5:A
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