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QUESTÕES SOBRE ARTE CONTEMPORÂNEA II


1. (IFPE) A produção artística contemporânea é marcada por uma multiplicidade de suportes para criação. Um dos suportes utilizados na contemporaneidade é o próprio corpo e suas possibilidades de exploração artística que rompe as fronteiras entre as artes visuais e o teatro, traduzindo-se em ações artísticas. Quando essas ações acontecem a partir da imprevisibilidade e são passíveis da participação do público, chamamos de
A) Performance.
B) Happening.
C) Instalação.
D) Ready Mades.
E) Arte Povera.
 
2. (FCC) Pode-se afirmar que todas as formas de arte canto, dança, música na tradição africana possuem o mesmo processo de aprendizagem, fundamentalmente ligado ao aspecto
A) ancestral monárquico africano, em que os conteúdos estéticos são transmitidos de geração a geração.
B) mitológico, o Yoruba, em que os descendentes no Brasil vivenciam a cultura dos ancestrais.
C) simbólico dos orixás, em que são ensinados e reforçados os padrões e valores do povo da África Ocidental, Equatorial e Oriental.
D) religioso, o religare, em que os conteúdos culturais são transmitidos de geração a geração.
E) ritualístico, em que são ensinados os rituais específicos realizados nos terreiros de candomblé.
 
3. (USCS) A Arte-Educação, baseada na comunidade, é uma tendência contemporânea que apresenta resultados positivos no que se refere a projetos de cunho social, quando estes:
A) desenvolvem a capacidade analítica, dialogando com os meios de comunicação de massa.
B) integram a cultura local, dialogando com outras culturas.
C) promovem o desenvolvimento da subjetividade e do aspecto profissional.
D) priorizam elementos culturais e aspectos socioambientais.
 
4. (FCC) Em Corpo e Ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação (2006), a autora Inaicyra Falcão dos Santos apresenta uma proposta refletindo sobre
A) a inclusão da dimensão cultural africana como tema transversal no ensino de dança.
B) um processo de criação que resulta na montagem de um espetáculo de dança dos orixás.
C) o patrimônio da cultura Nagô/Iorubá, como uma das que sustentam o movimento cultural Hip Hop.
D) a contribuição da tradição africana em um processo criativo na dança contemporânea.
E) a linguagem da capoeira como expressão da diversidade corporal da dança brasileira.
 
5. (FCC) Em Educação estética, arte e cultura do cotidiano, publicado em A educação do olhar no ensino das artes (1999), Marly Ribeiro Meira afirma que o sujeito enfrenta, hoje, no cotidiano, uma verdadeira epopeia do olho e da pulsão de ter que ler com o olhar. Na educação estética, ler não é simplesmente decifrar, mas compreender como uma imagem é construída, o que torna a leitura um fazer. Nesse sentido, a leitura de imagens propõe ao leitor
A) a elaboração de uma releitura da imagem, com técnicas e materiais de livre escolha.
B) um amplo repertório para a compreensão das legendas de apoio que descrevem a obra de arte.
C) a desconstrução dos elementos constitutivos da imagem e uma recomposição como síntese pessoal e social.
D) operações cognitivas, pois só elas geram a compreensão dos universos da arte.
E) conhecer o pensamento do artista e sua motivação na elaboração da obra.


GABARITO
1:B - 2:D - 3:B - 4:D - 5:C



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