1. (FCC)
Considerando o pensamento de Cecília Almeida Salles sobre o processo de criação
artística, leia atentamente as duas colunas e estabeleça a associação correta
entre elas.
I. Procedimentos
criativos.
II. Operação
poética.
III. Matéria.
IV. Lógica na
criação.
a. Operações
lógicas responsáveis pelo desenvolvimento da obra que acontecem inevitavelmente
ao longo do processo.
b. Tudo aquilo
que o artista recorre para a concretização de sua obra: o que ele escolhe,
manipula e transforma em nome de sua necessidade.
c. Os modos de
expressão ou formas de ação que envolvem manipulação e, consequentemente,
transformação da matéria.
d. Processo que
envolve seleções, apropriações e combinações, gerando transformações, traduções
e produções.
A associação correta entre elas é
A) I-c; II-d; III-b; IV-a.
B) I-d; II-c;
III-a; IV-b.
C) I-a; II-b;
III-c; IV-d.
D) I-b; II-a;
III-d; IV-c.
E) I-d; II-c;
III-b; IV-a.
2. (FCC) Forma
de arte, de caráter efêmero e mutante, que teve suas primeiras aparições no
final dos anos 1970, em Nova Iorque, num contexto de novos movimentos culturais
iniciados pelas minorias excluídas da cidade. No cenário urbano, encontramos
sua irreverente produção, que aposta em desafios e novas modalidades de
ocupação do espaço na cidade, com inusitadas experimentações em pontos
intrigantes no cotidiano. Está se falando de
A) performance.
B) arte pública.
C) arte em
cemitério.
D) arte no
metrô.
E) grafite.
3. (CONSULTEC) A Arte contemporânea, com toda a sua heterogeneidade, transcende os
muros das galerias, museus e teatros, evidenciando cada vez mais o encontro
entre arte e público. Esse acontecimento revela que a obra de arte se volta
para questões sociopolíticas em projetos poéticos individuais ou coletivos,
indo além do campo estético e perceptivo.
A partir dessas informações, é correto
afirmar:
A) Nem todas as
linguagens artísticas podem estar próximas do público em espaços alternativos,
pois servem apenas para entretenimento.
B) A arte, ao transcender os muros dos
espaços tradicionais, passa a estar intimamente ligada ao cotidiano,
transformando o artista em agente ativo integrando arte e vida.
C) A produção
contemporânea dos coletivos que transitam entre arte e política define seus
trabalhos como um objeto sublime, valorizando as virtudes e desvalorizando
ontologicamente o mundo humano.
D) Poucas mudanças
ocorreram em relação às concepções sobre a arte, o artista, o público e o lugar
da arte na sociedade quando a arte transcende os muros dos teatros, galerias e
museus.
E) O encontro
entre arte e público se dá pela mera transmissão de dados informativos e
históricos que estão impregnados e materializados na poética da obra de arte.
4. (CONSULPLAN) Em meados dos anos 50, Lawence Alloway, crítico britânico, usou o
rótulo pop, referindo-se à cultura popular. Nesse contexto sociocultural surgiu
outro tipo de arte, a Pop Art, que envolve elementos gerados pela sociedade
industrial. Representa a Pop Art
A) Andy Warhol.
B) Cândido
Portinari.
C) Di
Cavalcante.
D) Pablo
Picasso.
E) Salvador
Dali.
5. (FAPERP) De
acordo com o que vem acontecendo com a arte atual, analise as seguintes
afirmativas:
I- Intervenção é
quando o artista dispõe elementos num espaço qualquer a fim de chamar a atenção
do observador.
II- Performance é
uma nova linguagem artística que agrega teatro, música e outras formas de
expressão, geralmente com participação popular.
III- Instalação é
a disposição de elementos num espaço distinto, com a clara intenção deste se
relacionar com o observador.
IV- Esculturas
modernas recebem também o nome de "arte da terra" ou land art.
Estão corretas as afirmativas:
A) I e II.
B) I e III.
C) II e III.
D) II e IV.
GABARITO
1:A - 2:E - 3:B - 4:A - 5:C
0 Comentários