1. (IBADE) Acerca
da distinção nas sociedades indígenas entre artefato e arte, ou seja, entre
objetos produzidos para serem usados e outros para serem somente contemplados,
é correto afirmar que:
A) não existe a figura do artista.
B) há um
compromisso com a invenção do novo.
C) há
independência entre as manifestações expressivas e a vida social.
D) a figuração
marca a relação entre as duas vertentes.
E) a abstração é
a principal característica.
2. (IBADE) No
universo indígena brasileiro, a fabricação de artefatos, grafismos e pinturas
está relacionada simbolicamente à(a):
A) visão do
indígena sobre o homem branco.
B) festas e
rituais.
C) subsistência
dos diferentes povos da floresta.
D) fabricação de corpos e pessoas.
E) processos
locais e artísticos.
3. (IBADE) A arte
plumária destaca-se na cultura indígena e sua produção não está ligada a sua
finalidade e sim à busca da beleza. É matéria prima principal dessa arte:
A) fibras.
B) penas.
C) couros.
D) palhas.
E) sementes.
4. (IBADE) A fase
marajoara é a quarta das cinco fases da produção cultural dos povos da ilha de
Marajó, a nordeste do atual estado do Pará. Entre a produção desse grupo
indígena destaca-se:
A) sobretudo a cerâmica.
B)
principalmente a ourivesaria.
C) com maior
ênfase a metalurgia.
D) de maneira
mais extensiva o mosaico.
E) acima de
qualquer outra a tecelagem.
5. (IBADE) Dentre
as inúmeras manifestações culturais dos índios Karajás, a pintura corporal é
feita a partir de padrões abstratos, que representam significados específicos
para o grupo. No grafismo, entende-se por padrão:
A) elementos
visuais isolados que não representam nenhuma figura reconhecível.
B) repetição periódica de um mesmo grupo de
elementos visuais, como uma estampa.
C) representação
de diversos elementos figurativos formando uma cena.
D) elementos
abstratos, não repetidos, postos lado a lado de maneira desordenada.
E) representação
realista de elementos que estão à nossa volta.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:B - 4:A - 5:B
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