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QUESTÕES SOBRE CONTEMPORANEIDADE – ARTES

 

1. (FEPESE) A artista contemporânea mineira Néle Azevedo, em seu Monumento mínimo, utiliza esculturas de gelo, com no máximo 20 centímetros de altura que, expondo-as ao ar livre, em praças e escadarias da cidade, derretem devagar, remetendo à própria fragilidade humana.
A esse tipo de trabalho artístico chamamos de:
A) Body Art.
B) Instalação.
C) Monumento.
D) Performance.
E) Intervenção urbana.
 
2. (ENEM CANCELADO 2019) Quatro olhos, quatro mãos e duas cabeças formam a dupla de grafiteiros “Osgemeos”. Eles cresceram pintando muros do bairro Cambuci, em São Paulo, e agora têm suas obras expostas na conceituada Deitch Gallery, em Nova Iorque, prova de que o grafite feito no Brasil é apreciado por outras culturas. Muitos lugares abandonados e sem manutenção pelas prefeituras das cidades tornam-se mais agradáveis e humanos com os grafites pintados nos muros. Atualmente, instituições públicas educativas recorrem ao grafite como forma de expressão artística, o que propicia a inclusão social de adolescentes carentes, demonstrando que o grafite é considerado uma categoria de arte aceita e reconhecida pelo campo da cultura e pela sociedade local e internacional.
Disponível em: http://www.flickr.com. Acesso em: 10 set. 2008 (adaptado).
No processo social de reconhecimento de valores culturais, considera-se que
A) grafite é o mesmo que pichação e suja a cidade, sendo diferente da obra dos artistas.
B) a população das grandes metrópoles depara-se com muitos problemas sociais, como os grafites e as pichações.
C) atualmente, a arte não pode ser usada para inclusão social, ao contrário do grafite.
D) os grafiteiros podem conseguir projeção internacional, demonstrando que a arte do grafite não tem fronteiras culturais.
E) lugares abandonados e sem manutenção tornam-se ainda mais desagradáveis com a aplicação do grafite.
 
 
3. (UNESPAR 2011) A arte dos anos de 1990 se diversifica em função dos ritmos do mundo contemporâneo, trata da sociedade e suas mazelas e, sobretudo, da política: das pandemias, como a AIDS e problemas globais, como os ambientais, das migrações, da pobreza, do sexo e da violência. Correlacione os itens.
1- Artistas mulheres se utilizam de imagens divulgadas pela mídia para propor uma crítica ao consumo e enfocar temas feministas.
2- O termo arte da reciclagem foi considerado por Strickland (2004) um conceito chave.
3- A publicidade e o cinema serviram de material para a criação de imagens artísticas, uma seleção de trabalhos que pretendia romper com a passividade do consumidor.
4- O termo italiano graffiti significa rabiscos, garatujas, expressões gráficas ou palavras e denominou uma ação que aparece em trabalhos de pintura, de desenho e, principalmente, nas ruas.
5- O uso de imagens fotográficas, facilitado pelas técnicas industriais, foi adotado por artistas em combinações inéditas.
I) Para Strickland (2004, p. 190): “Os artistas passaram a se apropriar de imagens de fontes diversas, como fizeram os artistas pop, mas recorrendo tanto à histó- ria da arte e à mitologia quanto à comunicação de massa”.
II) A fotografia também foi usada para reinterpretar a história da arte e comentar temas políticos e sociais.
III) As agressivas polêmicas criadas pelos trabalhos artísticos resultam do uso inteligente de imagens publicitárias e textos poéticos que refletem um discurso feminista.
IV) Imagens ampliadas eram selecionadas pelos artistas do conteúdo veiculado pelos meios de comunicação de massa (cinema, televisão e mídia impressa) foram usadas para romper o ciclo de consumo da sociedade anestesiada.
V) Uma expressão livre com uso de tintas spray para reproduzir imagens, palavras e símbolos, foi criada como arte das ruas por artistas e marcou a cena urbana de Nova Iorque, nos Estados Unidos, entre os anos de 1970 e 1980.
A alternativa que apresenta a relação adequada é:
A) 1 e I – 2 e III – 3 e II – 4 e IV – 5 e V.
B) 1 e II – 2 e I – 3 e III – 4 e IV – 5 e V.
C) 1 e II – 2 e IV – 3 e I – 4 e V – 5 e III.
D) 1 e II – 2 e I – 3 e IV – 4 e V – 5 e III.
E) 1 e III – 2 e I – 3 e IV – 4 e V – 5 e II.
 
4. (UEL 2014) Leia o texto a seguir.
Quem examina com atenção a arte nos dias atuais confronta-se com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. Não parece haver nenhum material particular que desfrute do privilégio de ser imediatamente reconhecível como material da arte: a arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal e pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas.
Hoje, existem poucas técnicas e métodos de trabalho, se é que existem, que podem garantir ao objeto acabado a sua aceitação como arte. Inversamente, parece, com frequência, que pouco se pode fazer para impedir que mesmo o resultado das atividades mais mundanas seja erroneamente compreendido como arte.
Embora a pintura possa continuar sendo importante para muitos, ao lado dos artistas tradicionais há aqueles que utilizam fotografia e vídeo, e outros que se engajam em atividades tão variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas. Com a ampliação dos meios e procedimentos, os artistas contemporâneos encontram no meio urbano uma forma de problematização das instituições artísticas.
(Adaptado de: ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p.IX.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre arte contemporânea, considere as afirmativas a seguir.
I- O significado de uma obra de arte não está necessariamente contido nela, no entanto pode emergir do contexto específico em que ela aparece.
II- Profundas mudanças ocorreram na arte do Ocidente a partir da Pop Art e do Minimalismo. O pós-minimalismo inclui o conceitualismo, a Land Art, a Performance, a Body Arte as primeiras instalações.
III- Na arte conceitual, a ideia torna-se arte. O dado principal é o conceito; o artista desvincula-se da matéria e passa a lidar com a ideia. A importância da obra passa a ser a concepção do trabalho e não a materialização da sua ideia. Esse processo de arte transforma o espectador em integrante ativo.
IV- Na arte contemporânea, valoriza-se e prioriza-se o novo, o original na composição formal dos objetos de arte, como ocorria nos movimentos vanguardistas do modernismo.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


GABARITO
1:E - 2:D - 3:E - 4:D





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