1. (FCC) O
estilo Barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo
portugueses. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o
surgimento do Barroco na Europa.
Pode-se considerar que a temática
predominante do Barroco brasileiro e a alcunha de seu escultor mais famoso são,
respectivamente:
A) Arte sacra, Aleijadinho.
B) Arte
sincrética, Mestre Athaíde.
C) Sincretismo
religioso, mestre Vitalino.
D) Arte
Acadêmica, Francisco Vieira.
E) Ex-votos,
Aleijadinho.
2. (FCC) Em
ensaio intitulado “Debret, o neoclassicismo e a escravidão”, (1996), o crítico
de arte Rodrigo Naves aponta a influência do ideário neoclássico no período de
formação da obra de Debret.
Quando o artista chega ao Brasil, contudo, se
vê em uma situação política muito diversa da que viveu na França, a começar por
uma diferença fundamental, assim descrita por Naves: “decididamente, a
existência da escravidão impedia de vez qualquer tentativa de transpor com
verdade a forma neoclássica para o Brasil”.
A partir desta impossibilidade, a escolha de
Debret quanto à forma e às dinâmicas sociais do Brasil da época foi
A) desistir de
fazer arte e passar a traficar escravos.
B) compreender que
apenas a escrita pode descrever a situação política do país, e passa a relatar
aos jornais franceses a desigualdade social entre brancos e negros.
C) abandonar a
forma neoclássica, retornando ao clássico em sua origem, retratando figuras de
modo idealizado no estilo românico, ignorando o tema da escravidão.
D) abandonar a
forma neoclássica por um desenho mais solto, incorporando o gingado típico do
carioca, passando a representar apenas os escravos, que em seu tempo livre,
perambulavam pela cidade do Rio de Janeiro.
E) um meio menos sisudo do que a pintura,
optar por manter um vínculo com a realidade do país, retratando cenas
quotidianas da cidade do Rio de Janeiro do qual o trabalho escravo era parte
indissociável, apesar da escolha pela aquarela.
3. (FCC) A
viagem feita pelos Modernistas Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do
Amaral, entre outros, a Minas Gerais em 1924 foi sugestivamente intitulada
“Viagem de descoberta do Brasil”. Um dos principais objetivos da viagem foi
A) visitar o passado brasileiro, naquilo que
ele possuía de mais genuíno, com a finalidade de descobrir as origens da
nacionalidade para se construir um país moderno.
B) elaborarem
conjuntamente as obras de caráter jocoso sobre o descobrimento do Brasil.
C) produzir
obras (poemas, textos e pinturas) de inspiração romântica, afastados do agito
da cidade de São Paulo.
D) ir de
encontro a arte Barroca presente tanto nas esculturas como nas construções
arquitetônicas mineiras, fortalecendo, desta maneira a expressão religiosa do Modernismo.
E) visitar o
interior brasileiro, atraídos por suas personagens consideradas caricatas e
espontâneas, opostas as das grandes cidades.
4. (FCC) Sobre
“Tropicália”, é correto afirmar:
A) Foi um
movimento cultural multidisciplinar, que teve seu auge na década de 1980, e que
contava com a participação ativa de diversos artistas populares, incluindo
Cartola e Zé Ketti.
B) É o nome de
um LP, lançado em 1959 e com participação de músicos como Paulinho da Viola,
Caetano Veloso e José Ramos Tinhorão.
C) Foi uma moda
comportamental com aplicações nos figurinos teatrais.
D) É um trabalho de Hélio Oiticica, parte da
série Penetráveis, que inclusive deu nome ao importante movimento musical
brasileiro.
E) É uma
instalação de Tunga, artista e performer, pertencente ao acervo do Instituto
Inhotim.
5. (FCC) Em
1967, Augusto Boal encena Arena Conta Tiradentes, montagem teatral importante
para a História do Teatro Brasileiro, em que utiliza o sistema coringa de
atuação. Sobre este espetáculo, é correto afirmar:
A) A encenação
dispõe sempre um dos atores travestido de palhaço, e o tema central da
apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Guerra do Paraguai.
B) Há a intenção
de se criar uma empatia da plateia com a personagem de Teseu, o herói, relacionando
a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta em Portugal, a
Revolta dos Cravos.
C) A encenação
dispensa a participação de atores profissionais, e o tema central da
apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a Revolta dos Farrapos.
D) Há a intenção
de se criar uma empatia da plateia com a personagem de Carlos Lacerda, o herói,
relacionando a Inconfidência Mineira com um movimento contemporâneo a esta, a
Revolução Bolchevique.
E) Nesta encenação atores se revezam entre as
personagens, enquanto um deles tem a função de conduzir a narrativa. O tema
central da apresentação é um movimento histórico da luta nacional: a
Inconfidência Mineira.
GABARITO
1:A - 2:E - 3:A - 4:D - 5:E
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