1. (UECE) No
Brasil, no período dos governos militares, importantes representantes das artes
cênicas como Zé Celso e Augusto Boal, dentre outros, foram exiliados.
Considerando as produções do teatro nesse período, atente às seguintes
afirmações:
I. Antunes
Filho, que ficou no Brasil, iniciou nosso teatro contemporâneo com seu Centro
de Pesquisa Teatral e montou Macunaíma.
II. Com a abertura
política nos anos 1980, Celso Nunes finalmente estreia sua peça “Patética”, que
trata da morte do jornalista Vladmir Herzog.
III. Ainda nos
anos 1960, surge o que se chama de teatro de encenadores, com diretores como
Gerald Thomas, Bia Lessa e Gabriel Vilela.
Está correto o que se afirma em
A) I e III
apenas.
B) II e III
apenas.
C) I, II e III.
D) I e II apenas.
2. (UECE) O
período que vai de 1922 a 1930 é considerado a fase de renovação estética da
produção artística brasileira enquanto o período de 1930 a 1945 corresponde à
fase de afirmação. O primeiro momento resultou principalmente do contato da
arte brasileira com as vanguardas europeias. Considerando essa proposição,
assinale a opção que corresponde aos artistas plásticos identificados com as
duas fases.
A) Victor
Brecret e Sérvulo Esmeraldo
B) Di Cavalcanti
e Pedro Américo
C) Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti
D) Candido
Portinari e Vitor Meireles
3. (UECE) Atente
para o seguinte enunciado: “O folclore brasileiro recebeu variadas
contribuições, destacando-se as matrizes portuguesa, africana e indígena,
tornando-se rico e diversificado. No Ceará, predominaram as contribuições
portuguesas e indígenas que, no âmbito da dança, nos proporcionaram um acervo
significativo”. Considerando o enunciado acima, é correto afirmar que
correspondem a danças folclóricas do Ceará
A) o Bumba-meu-boi e o Maneiro-pau.
B) a Capoeira e
o Torem.
C) o Maneiro-pau
e o Carimbó.
D) o Coco e o
Fandango.
4. (UECE) Atente
para a seguinte descrição: Autor de O Casamento da Peraldiana, foi responsável
pela fundação do Grêmio Dramático Familiar em 1918 e produziu as peças mais
populares nos teatros de Fortaleza no começo do século XX. Foi homenageado pela
Universidade Federal do Ceará, que deu seu nome a um espaço de formação e apresentações.
Essa descrição corresponde a
A) Eusélio
Oliveira.
B) Geraldo
Markan.
C) Eduardo
Campos.
D) Carlos Câmara.
5. (IFPR/PR) A respeito da poesia marginal brasileira, é correto afirmar que:
A) Também conhecida como geração mimeógrafo,
surge em meio à necessidade de veiculação da produção em meios alternativos.
B) Tem como
representantes: Paulo Leminski, Chacal, Carlos Drummond de Andrade.
C) Tem como
principal característica a busca de uma identidade urbana na capital paulista.
D) Surgiu na
década de 90, em meio aos protestos políticos que culminaram no impeachment de
Collor.
E) O termo
marginal é devido, unicamente, ao fato de ser contra o sistema, e
“fora-da-lei”.
GABARITO
1:D - 2:C - 3:A - 4:D - 5:A
0 Comentários