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QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL V

 

1. (FGV) A partir da década de 1940, desenvolveu-se no Rio de Janeiro e, em seguida, em outras cidades brasileiras, uma orientação em arte educação, cujo trabalho se concretizou na EAB – Escolinha de Arte do Brasil. A EAB foi
A) uma experiência pioneira extraescolar, que se desenvolveu em várias capitais do país, como espaço de educação formal e estética da criança, cujos trabalhos finais eram selecionados para participar de concursos nacionais.
B) uma iniciativa de artistas e pedagogos críticos do novo expressionismo como orientação teórica prevalecente em arte educação no pós-segunda guerra, propondo, em seu lugar, um ensino de arte voltado para a consciência social.
C) um espaço onde se realizavam atividades voltadas para a liberação da criança por meio de técnicas de arte, como o desenho e a pintura, de modo a estimulá-la a ter um comportamento mais criativo e harmonioso.
D) um local voltado tanto para o acolhimento de crianças e sua orientação artística, por meio de várias técnicas de desenho, quanto para a qualificação de professores de Educação Artística, visando formar mão de obra para as escolas secundárias.
E) uma instituição representativa de artistas, estudantes de arte, psicólogos e pedagogos, unidos com o objetivo de ocupar museus e galerias de arte para tornar públicas as bases do movimento da educação pela arte.
 
2. (FGV) A Proposta Triangular foi intensamente pesquisada entre 1987 e 1993 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, quando Ana Mae Barbosa esteve à frente de um programa de arte educação naquela instituição. Essa abordagem
A) propõe a análise e a apreciação artística como um jogo de perguntas e respostas, que fragmentam o olhar, a partir de uma listagem de questões para analisar a obra de arte
B) combina trabalho prático com história da arte e leitura de obras de arte, considerando que, nessa última, a metodologia utilizada é variada, podendo ser, por exemplo, estética, semiológica ou iconológica.
C) constrói uma metalinguagem da imagem, de modo a isolar as condições de emergência da obra de arte e, assim, decodificar seus elementos autônomos de significação.
D) enfatiza a história da arte, a crítica e a estética, como conhecimentos necessários ao juízo e à interpretação, que antecedem e orientam o fazer artístico.
E) analisa imagens e artefatos, mediante uso de vocabulário apropriado, para identificar como as ideias, os sentimentos e os significados são articulados em diferentes estilos e tradições, ao longo do tempo.
 
3. (FCC) O Instituto Inhotim situado na cidade de Brumadinho MG recebe milhares de pessoas de diversas faixas etárias, das mais diferentes formações acadêmicas e de todas as partes do mundo. Um dos principais objetivos do Instituto é a criação de um estreito diálogo entre dois acervos de grande importância. São eles, respectivamente:
A) arte e botânica.
B) artesanato popular e arte contemporânea.
C) arte moderna e arte contemporânea.
D) artes cênicas e artes visuais.
E) arte popular e arte erudita.
 
4. (FCC) Na década de 70 despontaram grandes nomes da música brasileira como, Chico Buarque, Caetano Veloso, Paulinho da Viola entre outros. Os festivais de música tiveram grande importância neste período, bem como a intensa participação dos públicos. No Festival Internacional da Canção realizado em 1968, a música interpretada pelo cantor e compositor Geraldo Vandré ficou em segundo lugar perdendo para Sabiá, de Tom Jobim e Chico Buarque. O resultado decepcionou a plateia que, sob intensas vaias protestou exigindo vitória para a música de Vandré, que se tornaria uma das mais representativas de resistência ao período político vigente. O nome da música de Geraldo Vandré e o período histórico tratado são, respectivamente,
A) O bêbado e o equilibrista, Estado Novo.
B) Pra não dizer que não falei das flores (Caminhando), Ditadura Militar.
C) Alegria, alegria, Diretas já.
D) Cálice, Ditadura Militar.
E) Cálice, Estado Novo.
 
5. (VUNESP) Ao oferecer uma visão panorâmica do movimento construtivo- concreto brasileiro, a exposição, com curadoria de Aracy Amaral e Lygia Pape, funda o processo de difusão e institucionalização dessa produção no Brasil e no exterior, tornando-se assim um tópico importante na história das exposições no país.
Realizada em 1977 na Pinacoteca de São Paulo e, em seguida, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, trata-se da exposição
A) Nova Objetividade Brasileira.
B) Vontade Construtiva na Coleção Fadel.
C) Exposição Nacional de Arte Concreta.
D) Projeto Construtivo Brasileiro na Arte.
E) O Desejo Construtivo.

GABARITO
1:C - 2:B - 3:A - 4:B - 5:D





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