Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL III

 

1. (NC/FUNPAR/UFPR) O teatro moderno brasileiro revolucionou vários aspectos da arte dramática, como, por exemplo, a cena, que passa a ser tão poderosa quanto o texto. A respeito do teatro moderno brasileiro, considere as seguintes afirmativas:
1. Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, estreou em 1943 e sua recepção foi muito positiva, uma vez que o público aguardava ansiosamente novidades no teatro brasileiro.
2. Foi durante esse período que surgiram propostas como o Grupo de Teatro Experimental e o Grupo Universitário de Teatro.
3. Apesar de a Semana de Arte Moderna ter acontecido em 1922, foi somente no fim da década de 1930 que o teatro moderno brasileiro floresceu.
4. A Sociedade Brasileira de Comédia se estabeleceu em São Paulo, contando com o apoio financeiro das elites econômicas daquele estado.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente a afirmativa 2 é verdadeira.
B) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.
C) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
D) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
E) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
 
2. (FGV) A presença iorubá na Bahia produziu uma rede cultural própria, baseada nas tradições étnicas africanas e readaptada ao contexto da sociedade escravista colonial. Os cantos, os grupos de trabalho, as juntas de alforria, as práticas religiosas e lúdicas funcionavam como estratégias de sobrevivência e resistência dos escravos africanos. O principal espaço dessa rede simbólico-cultural é o terreiro de candomblé jeje-nagô, denominado egbé.
Com base no texto, a afirmativa que caracteriza corretamente o papel desempenhado pelo egbé na construção da identidade cultural brasileira é:
A) o terreiro de candomblé foi um espaço institucionalizado pela elite escravista para legitimar seu domínio;
B) a comunidade litúrgica do terreiro, através da música e da dança, criou um espaço festivo de distração para os escravos;
C) o egbé foi um espaço sincrético de fusão das tradições folclóricas portuguesas, africanas e ameríndias;
D) o terreiro foi uma arena para as disputas entre os diferentes grupos étnicos africanos rivais misturados nas senzalas;
E) o egbé foi um espaço de coesão e sobrevivência culturais da população negra de extração iorubá.
 
3. A prática da capoeira, criminalizada pelo Código Penal republicano por mais de meio século, tornou-se patrimônio cultural do Brasil em 2008, exemplificando um processo de:
A) marginalização racial;
B) apropriação musical;
C) ressignificação social;
D) mestiçagem religiosa;
E) exclusão simbólica.
 
4. (FGV) Entre o Governo de Otávio Mangabeira (1947-1951) e o golpe militar de 1964, ocorreram importantes iniciativas no campo das políticas culturais na Bahia, como exemplificado:
A) pela recepção do programa modernista, acolhido na Bahia na Escola de Belas Artes e na Academia de Letras da Bahia;
B) pelo reconhecimento da diversidade cultural do Estado como fator econômico de desenvolvimento do turismo;
C) pela valorização da baianidade, mediante os festivais de música com grande participação da juventude universitária;
D) pela atuação do educador Anísio Teixeira como Secretário de Educação e Saúde, criando o Departamento de Cultura;
E) pelas reformas no patrimônio histórico da capital baiana, com destaque para o Pelourinho e o Teatro Castro Alves.
 
5. (CESPE/CEBRASPE) A cultura popular brasileira é marcada por um processo de mistura de tradições, ritos e práticas de diferentes origens que formaram um todo híbrido, com características variadas. A fusão desses elementos culturais diversos denomina-se:
A) carnavalização.
B) cosmovisão dialógica.
C) politização.
D) sincretismo.
E) mimetismo antropológico.


GABARITO
1:D - 2:E - 3:C - 4:D - 5:D



Postar um comentário

0 Comentários