1. (FCC) A
Constituição Federal de 1988, nos artigos 215 e 216, estabeleceu que o patrimônio
cultural brasileiro é composto de bens de natureza material e imaterial,
incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade
brasileira. Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas
práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e
modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais
ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam
práticas culturais coletivas. São três exemplos da Cultura Imaterial
Brasileira:
A) As pinturas
de paisagem do Maranhão, roda de samba do Rio de Janeiro, cantigas de ninar de
Minas Gerais.
B) O ofício das baianas de acarajé, a festa
do Divino Espirito Santo em Pirenópoles-GO, roda de capoeira.
C) O ofício de
ator de teatro de rua, o Frevo pernambucano, a Floresta amazônica.
D) A Bossa nova,
as esculturas de Aleijadinho em Minas Gerais, o tambor de Criola no Maranhão.
E) A estátua do
Cristo Redentor no Rio de Janeiro, a celebração do natal, a cultura indígena.
2. (UECE) Atente
às seguintes afirmações a respeito da arte africana ou afro-brasileira.
I. As primeiras
manifestações da arte africana chegaram ao Brasil com os povos escravizados
pelos portugueses durante o período colonial e imperial.
II. O conjunto de
tradições culturais dos africanos que aqui aportaram no período colonial e
imperial, tais como festas, danças e ritmos formaram um tipo de arte que recebe
o nome de afro-brasileira.
III. A música é
uma das expressões artísticas que não recebeu contribuição da arte africana,
porque os negros que aqui desembarcaram, não conseguiram introduzir na cultura
afro-brasileira o uso dos instrumentos musicais que são peculiares à sua música
como por exemplo o berimbau, o afoxé e o agogô.
IV. O Maracatu é
uma manifestação artística que se formou a partir de elementos exclusivos da
arte africana.
Está correto o que se afirma em
A) I, III e IV
apenas.
B) I e II apenas.
C) II, III e IV
apenas.
D) I, II, III e
IV.
3. (UECE) No que
diz respeito à pintura corporal e à arte dos índios brasileiros, considere o
que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for
falso.
(__) As cores mais usadas para pintar o corpo
são vermelho do urucum, o negro esverdeado do jenipapo, e o roxo da uva.
(__) Os primeiros registros dessa pintura
datam de 1560 e no século XX ela foi objeto de estudo do antropólogo francês
Lévi-Straus.
(__) Algumas pinturas possuem características
geométricas, como é o caso da tradição dos povos Kadiwéu.
(__) De acordo com Lévi-Straus as pinturas
corporais são todas do mesmo estilo e composição e não refletem hierarquias.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) V, V, F, F.
B) F, V, F, V.
C) F, V, V, F.
D) V, F, V, F.
4. (UECE) Atente
para o que se diz a seguir sobre Luiz Assunção e o cenário musical em que
desenvolveu suas obras, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for
falso.
(__) Nasceu em Recife no começo do século XX
e veio para Fortaleza aos 26 anos, onde desenvolveu sua obra artística.
(__) Atuou no meio artístico de Fortaleza,
como pianista, compositor, maestro e carnavalesco.
(__) Dentre as suas composições mais
conhecidas estão “Adeus Praia de Iracema”, “Chega de Saudade” e “Sá
Mariquinha”.
(__) Compôs nos diferentes ritmos de sua
época, dentre eles valsas, choros, sambas e baiões.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) F, F, V, V.
B) V, V, F, F.
C) V, F, V, F.
D) F, V, F, V.
5. (UECE)
Considere o que se diz a seguir sobre arte afro-brasileira.
I. A arte
afro-brasileira trilhou um longo percurso durante séculos, conquistando visível
autonomia e criatividade própria na atualidade.
II. A função
primordial da arte africana foi produzir valores emocionais para as comunidades
às quais pertenceu e que possuíam um saber cultural já estabelecido.
III. A arte
africana reproduzia os cânones da arte da Europa, e por isso conseguiu atrair
artistas modernos como Picasso e Braque.
IV. Um dos
propósitos da arte africana contemporânea, sobretudo a produzida no período
pós-colonial é tratar de questões comparativas relativas ao desenvolvimento da
arte “branca” ocidental.
Está correto o que se afirma em:
A) I e II apenas.
B) I, III e IV
apenas.
C) II, III e IV
apenas.
D) I, II, III e
IV.
GABARITO
1:B - 2:B - 3:C - 4:D - 5:A
0 Comentários