1. (UECE) A
principal característica da pintura acadêmica é seguir padrões de beleza
ditados por um modelo de ensino que tem por base a arte clássica. Considere as
seguintes afirmações sobre a pintura acadêmica no Brasil:
I. Pedro Américo
autor de “O Grito do Ipiranga” e Vítor Meireles autor de “A primeira missa no
Brasil” são os principais representantes da fase de afirmação do gênero no
Brasil.
II. Na sua fase
inicial seguia padrões barrocos adaptados pela Missão Francesa de 1816.
III. A rigidez do
neoclassicismo brasileiro se desfaz a partir da segunda metade do século XIX,
graças ao contato com as tendências europeias do Romantismo, Realismo e
Impressionismo.
Está correto o que se afirma em
A) I e II
apenas.
B) I e III apenas.
C) II e III
apenas.
D) I, II e III.
2. (UECE) Considerando os estudos
sobre a arte da pré-história brasileira e cearense, analise as seguintes
afirmações:
I. As peças de cerâmica se
destacam como uma importante modalidade desta produção, especialmente as urnas
funerárias lavradas e pintadas de Marajó.
II. A arte plumaria merece
destaque, especialmente por se tratar de uma modalidade de arte utilitária,
fato que não é comum na produção artística indígena.
III. No Município de Nova
Olinda, estão localizadas expressões de grafismo rupestres da pré-história da
arte no Ceará nas modalidades de gravuras e pinturas.
Está correto o
que se afirma em
A) I e III
apenas.
B) I e II apenas.
C) II e III apenas.
D) I, II e III.
3. (UECE) Leia
atentamente as seguintes afirmações sobre o teatro no Brasil e assinale com V
as verdadeiras e com F as falsas.
(__) No Brasil do século XVI, o teatro era
utilizado como instrumento de catequese pelos jesuítas para instruir
religiosamente índios e colonos.
(__) O teatro realista surgiu no final do
século XIX e passou a tratar de temas do cotidiano da sociedade da época. Um
dos mais importantes autores dessa corrente estética foi Joaquim Manoel de
Macedo.
(__) A estreia de Vestido de Noiva, em 1943,
peça de Ariano Suassuna sob a direção de Aderbal Filho, é considerada o marco
da renovação do teatro brasileiro.
(__) Os grupos chamados Teatro Escola e
Teatro Experimental, surgidos nos anos 1950, foram responsáveis pelo início da
modernização do teatro no Ceará.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) V, F, F, F.
B) V, V, F, V.
C) F, V, V, V.
D) F, F, V, F.
4. (UECE) Atente
para o que se diz a seguir a respeito da dança dramática no Brasil, e assinale
com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
(__) Possuem temática e origem comum, o que
facilita a sua categorização.
(__) Numa categorização mais ampla e
generalista, pode-se classificá-la em quatro grupos: Cheganças, Reisados,
Pastoris e Ranchos.
(__) Guardam uma certa semelhança com peças
de teatro ou óperas, pois são divididas em momentos temáticos, intercalados por
atuações teatrais.
(__) Do ponto de vista da origem, são
exclusivamente laicas, não possuindo nenhuma vinculação direta ou indireta com
algum tipo de religião.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte
sequência:
A) F, V, V, F.
B) V, F, F, V.
C) V, V, F, F.
D) F, V, F, V.
5. (UECE) O
Teatro de Bonecos ou mamulengos é uma prática cultural milenar, que no Nordeste
assumiu características próprias. No Ceará temos importantes grupos de
“bonequeiros”, dentre os quais encontram-se Folguedo, Formosura, Carrossel,
Circo Tupiniquim e Gingobel. Sobre Teatro de Bonecos no Ceará, é correto
afirmar que
A) um dos mais significativos bonequeiros é
Pedro Boca Rica.
B) as criações
com bonecos ainda estão distantes de vinculações com o humor e outras
modalidades de espetáculos teatrais.
C) a arte do mamulengo
é também conhecida como teatro radical.
D) é uma
modalidade de teatro que não se pratica em ambiente escolar.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:B - 4:A - 5:A
0 Comentários