1. (CESPE/CEBRASPE) O movimento Todo Teatro é Político, referenciado na estética do Teatro
do Oprimido e surgido no Ceará ao final do ano 2000, consiste em uma
organização artístico-cultural não formalizada cujo objetivo precípuo é
A) fomentar o
mercado do entretenimento.
B) lutar por políticas públicas para a área
cultural.
C) manter modelo
de gestão teatral centralizada.
D) organizar
coletivo de atores e críticos de arte.
E) apoiar
iniciativas teatrais de grupos específicos.
2. (IFB) Tadeu
Chiarelli, ao analisar a escultura brasileira, considera que alguns escultores
preservaram um profundo apego pelo plano, elemento pictórico por excelência, e
que, a partir da modernidade e da contemporaneidade, passaram a apresentar o
Plano em Tensão em suas obras. Partindo desse pressuposto, assinale a
alternativa que NÃO se refere ao Plano em Tensão da arte brasileira.
A) Apresenta um alto grau de opacidade, onde
a obra expressa uma ênfase na superfície escultórica como elemento
autoexplicativo que não necessariamente se refere a verdades previamente
definidas.
B) Surge a
partir de uma formação deficiente no campo da escultura no país, permitindo a
produção de uma arte questionadora do próprio estatuto da tradição artística,
dando vida aos fundamentos da arte moderna e contemporânea, espaço de discussão
do plano.
C) Surge como
solução estratégica na obra de Hélio Oiticica, quando ousa transpor elementos
básicos da pintura, como a cor, para espaços tridimensionais.
D) Ferreira
Gullar se aproxima do plano em tensão quando teoriza sobre o não-objeto,
formulando um conceito para as obras de arte neoconcretas.
E) A produção
escultórica brasileira evoluiu, na contemporaneidade, através da ênfase dada ao
volume e à criação de espaços tridimensionais ativados pela junção da cor, da
bidimensionalidade e de materiais diversos.
3. (ACAFE) Assinale
a alternativa correta que contenha informações sobre algum dos Movimentos de
Vanguarda.
A) Nesse momento histórico a arte não é
executada por grandes artistas e sim por homens do povo convertidos à nova
religião.
B) A pintura
desse período foi inspirada principalmente na escultura clássica grega e na
pintura renascentista italiana.
C) As duas
formas poderiam ser utilizadas, embora a ordem jônica tivesse um tratamento
mais livre que a dórica.
D) As obras
apresentam diferentes figuras combinadas, de tal modo que provocam no
espectador sensação de movimento; se o espectador mudar de posição terá a
sensação que a obra se modifica.
4. (VUNESP) O
bumba-meu-boi é um folguedo popular que ocorre em várias regiões do Brasil, e,
portanto, merece a atenção do professor. Elementos de seu enredo, vestuário,
instrumentos musicais e a figura do boi são encontrados em manifestações
similares em Portugal. Sua divisão em episódios, com temas profanos e
religiosos, indica sua categorização como
A) pastoril.
B) cirandinha.
C) caboclinho.
D) catira.
E) reisado.
5. (FADESP)
Tendência pedagógica de ensino de arte que atravessou ao período da Proclamação
da República e se prolongou, sem grandes alterações, até as primeiras décadas
do século XX. Permaneceu centrado no(a):
A) Desenho.
B) Livre
expressão.
C) Polivalência.
D) Técnicas
artísticas.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:A - 4:E - 5:A
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