1. (UPE 2014) O Brasil da segunda metade do século XIX viveu um desenvolvimento urbano
e econômico, que gerou reflexos na sua produção cultural. Espaço de surgimento
e atuação de vários artistas e intelectuais, as cidades do Brasil Imperial
foram o palco de uma efervescência artístico-cultural ímpar.
Sobre essa realidade, assinale a alternativa
CORRETA.
A) Machado de
Assis, principal escritor do Modernismo brasileiro, foi autor de várias obras
que tiveram ampla aceitação popular, o que lhe proporcionou, inclusive, fama no
exterior.
B) As pinturas de Pedro Américo refletiam um
tom romântico e nacionalista, retratando, inclusive, acontecimentos históricos
pátrios.
C) Aluísio de
Azevedo, grande expoente do romantismo literário no Brasil, sofreu com a
censura imperial, em relação a sua obra.
D) Castro Alves,
grande símbolo do chamado ‘mal do século’, foi autor de poesias que tiveram
ampla repercussão nacional.
E) A produção
teatral de Artur de Azevedo era marcada por uma dramaturgia de conotações
trágicas.
2. (UFPA) Na época
da independência do Brasil, quando nosso país precisava autoafirmar-se como
nação, entrou em vigência entre nós um estilo de época que, pelos ideais de
liberdade que professava através de sua ideologia, se prestava admiravelmente a
expressar esses anseios nacionalistas. Tal estilo foi:
A) Romantismo
B) Barroco
C)
Realismo/Naturalismo
D) Modernismo
E)
Neoclassicismo
3. (U.F. Juiz de Fora-MG) Em relação ao Romantismo brasileiro, todas as afirmações são
verdadeiras. Exceto:
A) expressão do
nacionalismo através da descrição de costumes e regiões do Brasil.
B) análise crítica e científica dos fenômenos
da sociedade brasileira.
C)
desenvolvimento do teatro nacional.
D) expressão
poética de temas confessionais, indianistas e humanistas.
E)
caracterização do romance como forma de entretenimento e moralização.
GABARITO
1:B - 2:A - 3:B
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