1. (FCC) A
experiência estética e os modos de provocar essa experiência são focos de
estudo em
A) forma -
conteúdo.
B) mediação cultural.
C) projetos
temáticos.
D) patrimônio
cultural.
E) leitura de imagem.
2. (FCC) Em Por
uma escuta da obra de arte, publicado em Arte, Educação e Cultura, Célia Maria
de Castro Almeida faz uma reflexão sobre a leitura da obra de arte
compartilhando as considerações de Jorge Larrosa sobre o ato de ler como
experiência. Nessa perspectiva, a experiência de leitura de um texto verbal ou
visual é um acontecimento:
A) com a
descrição, a análise e a interpretação.
B) do
significado essencial do texto.
C) tecnicamente
planejado e previsível.
D) da pluralidade de sentidos.
E) para
revelação dos códigos artísticos.
3. (FCC) Momentos
de apreciação de imagens de obras de arte hoje estão mais presentes nas
situações de ensino e aprendizagem da arte no cotidiano das escolas. O mundo da
arte constitui um rico patrimônio cultural. Neste universo há muitas escolhas a
fazer sobre as produções artísticas. Sobre a leitura das produções artísticas,
afirma-se que
I. é desejável
lançar múltiplos olhares sobre um mesmo objeto, pois não há o dado absoluto.
II. é uma
aventura em que cognição e sensibilidade se interpenetram na busca de
significados.
III. é um
exercício fundamental, em sala de aula, para que os alunos possam entender e
reproduzir a poética do artista em seus trabalhos pessoais.
IV. tem como foco
em sala de aula, nos momentos de apreciação artística, o conhecimento da vida e
obra dos artistas; o professor, nesse sentido, pode traduzir os aspectos
históricos e sociais da obra para os alunos de maneira simples.
V. deve ser
feita com muito cuidado, pois não é possível de ser realizada com todos os
níveis de ensino, dada a complexidade da arte.
Estão corretas as afirmações:
A) I e II, apenas.
B) I e V,
apenas.
C) II e III,
apenas.
D) I, IV e V,
apenas.
E) I, II, III,
IV e V.
4. (FCC) São
conceitos básicos desenvolvidos pelo agente/artista na execução do desenho de
observação:
A) domínio
artístico, estudo espacial, traçado e escala.
B) conceitos
espaciais, estado de espírito, tenuidade e transcendência.
C) arte visual,
espaçamento, repetitividade e precisão.
D) enquadramento, composição, perspectiva e
proporções.
E) observação,
cotagem, luz e geometria.
5. (FCC) Em
Gesto Inacabado: processo de criação artística (2003), a autora Cecilia Almeida
Salles afirma que, no processo de construção de uma obra, o diálogo do artista
com a matéria leva-nos à estreita relação entre
A) processo e
produto.
B) poética
pessoal e produto final.
C) linguagem e
contexto.
D) processo
criativo e acaso.
E) forma e conteúdo.
GABARITO
1:B - 2:D - 3:A - 4:D - 5:E
0 Comentários