1. (FCC) São
obras bidimensionais:
A) desenhos,
gravuras e esculturas.
B) pinturas,
vídeos e fotografias.
C) gravuras, desenhos e pinturas.
D) fotografias,
pinturas e instalações.
2. (CETREDE) De acordo com a estética da comunicação, a busca por uma nova
sensibilidade estética está baseada em dez princípios explicitados por Costa
(1991). Sobre estética da comunicação, marque (V) para as afirmativas
VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
(__) A estética da comunicação é uma estética
de eventos; não se identifica com as questões formais e o acontecimento mostra
-se como fluxo espaço-temporal, destacando a noção de interactive living
process.
(__) Tecnicamente, o evento é alcançado por
meio de aparelhos que possibilitam a comunicação entre locais geograficamente
distintos. O evento existe na perspectiva do aqui e agora, não se expandindo no
espaço-tempo.
(__) Não importa o conteúdo que está sendo
transmitido, mas, sim, a rede de trocas que está sendo ativada e as condições
funcionais dessas trocas. Neste sentido, todo evento é um exercício de
metacomunicação.
(__) O evento acontece em tempo não real.
(__) O evento não é a mobilização de
conceitos, é mais uma mobilização de energia.
Marque a opção que apresenta a sequência
CORRETA.
A) V – F – V – F – V.
B) F – V – F – V
– F.
C) F – F – V – V
– F.
D) V– V – F – F
– V.
E) F – V – V – V
– F.
3. (CETREDE) Quando o ser humano faz arte, ele cria um objeto artístico que não
precisa nos mostrar exatamente como as coisas são no mundo natural ou vivido, e
sim como as coisas podem ser de acordo com a sua visão. A função da arte e o
seu valor, portanto, não estão no retrato fiel da realidade, mas, sim, na
representação simbólica do mundo humano. Baseados nessa perspectiva, podemos
destacar arte erudita, popular e de massa. Deste modo, analise as afirmativas a
seguir e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.
(__) A arte erudita refere-se àquela
produzida e apreciada pela elite de uma sociedade, mas não necessariamente uma
elite econômica, compreendida pelas pessoas ricas, e sim por uma pequena
parcela, uma minoria de pessoas que conhecem vários estilos artísticos e que
são bem informadas, ou seja, a elite cultural.
(__) A arte erudita caracteriza-se por
apresentar esforço para captar o significado da existência humana, instigar o
público apreciador a mudar sua visão de mundo e envolver o desenvolvimento dos
códigos artísticos.
(__) Podemos citar como características da
arte erudita: ter um alcance abrangente; ser de rápida visualização e de fácil
acesso; ser produzida por uma minoria cultural para entretenimento e apreciação
de muitos; ser interpretada por vários pontos de vista diferentes em relação
aos seus significados; poder utilizar-se de todas as manifestações artísticas
como as artes visuais, as artes cênicas, a dança e a música através dos meios
audiovisuais; acompanhar tendências e mudanças contemporâneas que influenciam a
sua criação; ser comercializada fazendo parte de um grande mercado consumidor.
(__) No outro extremo, encontra-se a arte
popular, ou seja, aquela feita pelo povo e para o povo. O artista popular
mantém raízes com a comunidade da qual faz parte, sendo grandemente
influenciado, na sua criação, pelos seus motivos e significados simbólicos e
estéticos.
(__) Arte popular possui como principais
características: ser geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações
que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente;
apresentar visão de mundo de um determinado grupo social; expressar os
sentimentos comuns de uma coletividade.
Marque a opção que apresenta a sequência
CORRETA.
A) F – V – F – V
- F.
B) V – F – V – F
– V.
C) V – F – F – V
– V.
D) F – F – V – V
– F.
E) V – V – F – V – V.
4. (FCC) O
livro Gesto Inacabado: processo de criação artística, de Cecília Almeida Salles
(2007), apresenta diferentes propostas de conceitos auxiliares à reflexão sobre
o processo de criação. A proposta de compreender o ato criador em Gesto
Inacabado leva à constatação de que
A) o ato criador
é uma ação conduzida pelo projeto do artista adequado à tendência de mercado.
B) a criação é
uma descoberta que surge de modo espontâneo na mente criativa do artista.
C) o artista
lida com sua obra em estado permanente de busca por formas acabadas e conteúdos
novos.
D) a criação
livre refere-se a poder fazer qualquer coisa, a qualquer momento, em quaisquer
circunstâncias e de qualquer maneira.
E) a obra de arte não nasce pronta; é fruto
de um processo que envolve uma rede complexa de acontecimentos.
5. (FCC) O
resultado de um trabalho artístico passa por transformações progressivas, nas
quais o artista investe
A) tempo, disciplina e dedicação.
B) materiais,
técnica e postura criativa.
C) inspiração,
excitação e paciência.
D) método,
inspiração e transpiração.
E) matéria,
artisticidade e artesania.
GABARITO
1:C - 2:A - 3:E - 4:E - 5:A
0 Comentários