Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE TEORIA DA ARTE VII

 

1. (FCC) Os vestígios deixados pelo artista nos chamados documentos de processo oferecem meios para captar fragmentos do
A) pensamento intuitivo intelectual.
B) pensamento formalizado.
C) pensamento criativo.
D) planejamento, execução e erros da obra.
E) planejamento, execução e avaliação posterior da obra.
 
2. (FCC) Conforme a definição de Cassirer (In: Santaella, 2003), a cultura é um sistema
A) contemporâneo de formas.
B) tradicional de formas.
C) universal de formas artísticas.
D) simbólico de formas.
E) empresarial do mercado artístico.
 
3. (FCC) Considere os seguintes conceitos de espaços culturais:
I. Lugares do entretenimento expandidos para lugares da experiência por meio da ação do professor, do mediador.
II. Lugares que reafirmam o sentido de não pertencimento dos alunos àquele mundo cultural.
III. Espaços para uma viagem/expedição com um objetivo comum, algo a investigar, a estudar.
IV. Lugares sacralizados da alta cultura e erudição que promovem parceria com a escola para elevar professores e alunos ao atributo de pessoas cultas.
Segundo Mirian Celeste Martins, Rejane Coutinho e Stela Barbieri (Programa Cultura é Currículo), está correto o apresentado em
A) I e II, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) I e III, apenas.
D) III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
 
4. (FCC) O texto A leitura da imagem sob o ponto de vista da semiótica, de Sandra Regina Ramalho e Oliveira (In: Oliveira, 2007), discorre sobre o processo de leitura de imagens, que a autora vem estudando e investigando, com o objetivo único de concentrar a atenção do olhar e do entendimento do leitor sobre a imagem em si. Nessa perspectiva semiótica, é dispensável o que está fora da imagem, como
I. a história de vida do artista.
II. o título da obra.
III. a época e o contexto da sua realização.
IV. o estilo.
Está correto o apresentado em
A) I e IV, apenas.
B) I e II, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.
 
5. (FCC) No campo de estudo da cultura visual, a experiência visual é uma articulação
A) contextual, ideológica e política.
B) histórica, geográfica e religiosa.
C) semiótica, etnográfica e estética.
D) política, ideológica e artística.
E) religiosa, estética e artística.

GABARITO
1:C - 2:D - 3:C - 4:E - 5:A





Postar um comentário

0 Comentários