1. (FCC) Sobre
a construção da competência de leitura da imagem, considere:
I. A imagem a
ser lida pode ser apresentada aos leitores antes de qualquer outra informação.
II. O tempo da
leitura, tanto de textos verbais quanto visuais, deve ser o tempo de um olhar
que vagueia e com prazer passeia sobre a imagem da arte.
III. A leitura da
imagem deve ser feita a partir de uma única metodologia.
IV. A referência
dos passos de uma metodologia de leitura da imagem deve ser seguida fielmente.
Está correto o que se afirma em
A) I e II, apenas.
B) I, II, III e
IV.
C) I, II e III,
apenas.
D) II, III e IV,
apenas.
E) II e IV,
apenas.
2. (FCC) Sobre
Processo de Criação, considere:
I. A obra de
arte é, com raras exceções, resultado de um trabalho que se caracteriza por
transformação progressiva, que exige, por parte do artista, investimento de
tempo, dedicação e disciplina. A obra é, portanto, precedida por um processo
complexo feito de correções infinitas, pesquisas, esboços, planos.
II. Estudar o
processo criador de uma obra interfere na sua leitura, prejudicando a
compreensão do seu significado e, mais especificamente, do artista estudado.
III. A presença do
imprevisto é inevitável ao longo do processo de construção das obras. Não há causa
para tomar tal direção e é uma evolução incontrolável. Há alguns artistas que
tomam o acaso como uma espécie de método, como, por exemplo, John Cage.
IV. O estudo
sobre Processo de Criação é um dos territórios que compõem o Mapa dos
Territórios da Arte e Cultura na Proposta Curricular do Estado de São Paulo.
Estão corretas as afirmações:
A) I, II e III,
apenas.
B) I, II, III e
IV.
C) I, II e IV,
apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) II, III e IV,
apenas.
3. (FCC) Na
estética do movimento criador há sempre o diálogo do artista com a matéria.
Nessa perspectiva, considere:
I. Matéria é
tudo aquilo do que a obra é feita; aquilo que auxilia o artista a dar corpo à
sua obra.
II. Para o ator e
bailarino, uma das matérias é seu próprio corpo.
III. Toda matéria
é limitadora e cheia de possibilidades; por isso, ao mesmo tempo, impede e
permite a expressão artística.
IV. Na Proposta
Curricular do Estado de São Paulo, o estudo sobre a matéria pertence ao
território de Saberes Estéticos e Culturais.
Estão corretas as afirmações:
A) I, II e III, apenas.
B) I, II, III e
IV.
C) I, II e IV,
apenas.
D) I, III e IV,
apenas.
E) II, III e IV,
apenas.
4. (FCC) Percurso
sensível e intelectual que pode ser descrito como movimento falível com
tendências, sustentado pela lógica da incerteza, englobando a intervenção do
acaso e abrindo espaço para a introdução de ideias novas. Esta definição em
arte refere-se
A) à percepção
artística.
B) à memória.
C) ao processo de criação.
D) ao repertório
cultural.
E) ao recurso
cognitivo.
5. (FCC) Muitos
aspectos da criação artística aparecem a seus fruidores envoltos em uma aura
que mais mitifica do que explica esse engenhoso movimento criador da mente
humana. Atualmente, um campo de estudo vem se dedicando a uma investigação
sobre a obra de arte a partir de sua construção, preocupando-se com a
compreensão do seu processo de criação. Esse campo de estudo é a:
A) Psicologia da
Arte.
B) Semiótica
Plástica.
C) Crítica de
Arte.
D) Antropologia
da Arte.
E) Crítica Genética.
GABARITO
1:A - 2:D - 3:A - 4:C - 5:E
0 Comentários