1. (CEFETMINAS) Ao abordar as questões teóricas sobre a arte, Anne Cauquelin anuncia
modelos que, ao longo da história, determinaram e foram determinados pelo fazer
artístico. Dentre eles, pode-se nomear o de Diderot e o de Greenberg.
Observando as definições da autora, associe
as duas colunas relacionando os modelos a suas respectivas características:
MODELOS
I - Diderot
II - Greenberg
CARACTERÍSTI CAS
(__) A arte em geral deve ser vanguardista.
(__) A crítica deve ser uma descrição moral
do objeto artístico.
(__) O crítico teoriza e escolhe uma prática
artística para dar-lhe um nome.
(__) O crítico teoriza de maneira prática à
luz da razão para enfatizar os bons costumes.
A sequência correta dessa associação é
A) II, I, I, II.
B) I, II, I, II.
C) I, II, II, I.
D) II, I, II, I.
2.(CEFETMINAS) Ao estudar as poéticas visuais, Sandra Rey, em seu artigo "Da
prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas
Visuais", apresenta uma divisão metodológica entre pesquisa em arte e
pesquisa sobre arte. Dessa maneira, a pensadora estabelece critérios que
dirigem os métodos para o estudo das artes plásticas em sua expressão imagética
contemporânea.
Observe o período a seguir e preencha
corretamente as lacunas do texto que esclarece a diferença entre esses modos de
pesquisar a arte visual.
A pesquisa __________ arte é aquela que
referencia o __________ do artista a partir da pesquisa constituída pelo
__________ do pesquisador. Já a pesquisa __________ arte enfatiza o __________,
referenciado pelo __________ que é a obra de arte.
A) sobre /
processo criativo / próprio trabalho / em / aspecto histórico e crítico /
produto final
B) em / aspecto
histórico e crítico / produto final / sobre / processo criativo / próprio
trabalho
C) sobre /
aspecto histórico e crítico / produto final / em / processo criativo / próprio
trabalho
D) em / processo criativo / próprio trabalho
/ sobre / aspecto histórico e crítico / produto final
3. (CEFETMINAS) O plano original, P.O., como é nomeado por Wassily Kandinsky em seu
livro, Ponto e linha sobre o plano, é a superfície material que suporta a obra,
esquematicamente, sendo limitado por duas linhas verticais e outras duas linhas
horizontais. Essa modelagem aponta para uma definição do P.O. como um ser
autônomo no domínio daquilo que o rodeia.
Atentando para essa definição, informe se é verdadeiro
(V) ou falso (F) o que se afirma sobre o P.O.
(__) A compreensão relativa de um P.O.
perfeito determina que a objetividade absoluta é atingida pelo objeto.
(__) A linha horizontal superior evoca a
ideia de maior flexibilidade, leveza, ascensão e liberdade.
(__) A noção de peso corresponde a um peso
material, equivalendo a uma tensão interior da obra.
(__) A linha horizontal inferior evoca a
ideia de maior flexibilidade, leveza, ascensão e liberdade.
(__) A forma mais objetiva de um P.O.
esquemático é o quadrado.
De acordo com as afirmações, a sequência
correta é
A) V, F, F, V,
F.
B) F, V, V, V,
F.
C) F, V, F, F, V.
D) V, F, V, F,
V.
4. (CEFETMINAS) Georges Didi-Huberman, no capítulo "História e legibilidade da
imagem", de seu livro Remontagens do tempo sofrido: o olho da história,
II, desenvolve uma reflexão sobre os modos de ler uma imagem a partir da
historicidade daquela. Avalie as afirmações sobre o ato de produzir e de ler
historicamente as imagens.
I- A infância e
a história apresentam uma relação fundamental.
II- A experiência
e a imaginação marcam o olhar infantil para com as imagens.
III- A montagem e
a legibilidade operam uma redução das dimensões constitutivas da imagem.
IV- A escritura e
a montagem afirmam uma condição dialética de síntese e de regulação da imagem.
V- A reflexão
ética, o saber, o ponto de vista e o ato de escritura fundam a
"conhecibilidade" da imagem.
Está correto apenas o que se afirma em
A) I e V.
B) III e IV.
C) I, II e V.
D) II, III e IV.
5. (IBADE) No
ensino de arte, muitas vezes o estudante reage com dificuldade em atribuir
sentido a uma obra artística com a célebre interrogação: “Isto é arte?” O
processo de recriação interna que instiga o contato mais sensível e aberto
acolhendo o pensar / sentir do fruidor e amplia sua possibilidade de produzir
sentido chama-se:
A) imaginação.
B) produção.
C) contextualização.
D) leitura.
E) dialética.
GABARITO
1:D - 2:D - 3:C - 4:C - 5:D
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