1. (IBADE) A
série cinematográfica “Guerra nas Estrelas” iniciada em 1977 encantou milhares
de crianças e jovens em todo o mundo com sequências importantes, como “A
Vingança dos Sith” (2005). Essa produção audiovisual apresenta a influência do
(da/ das):
A) dadaísmo.
B) histórias em
quadrinhos.
C) novas tecnologias.
D) surrealismo.
E) arte
conceitual.
2. (IBADE)
“Continua, portanto, relevante voltar nossa atenção para contextos nativos cuja
produção artística não segue as mesmas leis que as do Ocidente, não entra na
lógica do mercado, e, às vezes, nem na da troca, e não funciona a partir da
separação entre a vida cotidiana e a arte” (LAGROU, Els, 2009, p. 80). Esse
debate sobre contextos nativos de alteridade e autenticidade no mundo das artes
refere-se à:
A) arte
afro-brasileira.
B) arte indígena.
C) arte naif.
D) arte
pré-colombiana.
E) arte popular.
3. (IBADE)
Aproximar a divindade Iemanjá da baía de Vitória. Essa é a proposta da
performance "Kalunga", do Coletivo Emaranhado, que se apresenta neste
próximo domingo (13), a partir das 16 horas, dentro da programação de 25 anos
do Museu Capixaba do Negro “Verônica da Pas” (Mucane). O trabalho é uma
proposta ficcional do grupo, que, dessa maneira, trata da diáspora africana e
suas raízes em solo brasileiro. Também foi o trabalho que renovou o elo do
coletivo com a cultura afro e ampliou seus horizontes na arte cênica negra
(Mucane 25 Anos: performance "Kalunga" traz Iemanjá para a baía de
Vitória.
(Disponível em:
https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/mucane-
25-anos-performance-kalunga-traz-iemanja-para-a-baia-devitoria- 28350. Acesso
em: 4 set. 2019)
A ênfase na proposta acima identifica:
A) a afrodescendência
artística no Brasil.
B) a estética e arte nas religiões
afro-brasileiras.
C) a
representação da negritude.
D) a arte
projetivamente afro-brasileira.
E) diálogos
contemporâneos.
4. (IBADE) “A
arte alimenta a própria arte, disse Picasso (1881 – 1973) que, aos 13 anos, viu
pela primeira vez Velázquez. Imagens e emoções que o levaram a uma série de
trabalhos muitos anos mais tarde, na sua série As Meninas” (PICOSQUE, Gisa
Picosque. Didática do ensino da arte, SP: 1998). O processo que desencadeia um
aprendizado de arte, ampliando as redes de significação do fruidor, chama-se:
A) nutrição estética.
B) experimentalismo.
C) pedagogia
nova.
D) observação
durante a própria ação docente.
E) interacionismo
simbólico.
5. (FGV) Ao
longo da história, uma das definições de cultura foi a seguinte: Estado mental
responsável pelo espírito formador de um indivíduo, obtido pelo cultivo de
valores elevados, pelo domínio das letras e das artes e pela crença na razão e
na ciência.
Nessa definição, o conceito de cultura
promove:
A) valores
inclusivos;
B) ideais de
tolerância;
C) integração
étnica;
D) distinção social;
E) reconhecimento
da alteridade.
GABARITO
1:C - 2:B - 3:B - 4:A - 5:D
0 Comentários