Postagens recentes

10/recent/ticker-posts

QUESTÕES SOBRE TEORIA DA ARTE IV

 

1. (UECE) Considere a seguinte afirmação “A percepção estética é a chave da comunicação artística”. Partindo dessa premissa, atente para o que se diz a seguir sobre estética e seu conceito, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
(__) No processo de apreciação de uma obra de arte, as questões de natureza estética, dependem exclusivamente dos conhecimentos técnicos do expetador sobre o processo de produção naquela linguagem artística.
(__) A construção do conhecimento em arte depende de relações significativas, a partir da percepção de elementos estéticos como a qualidade de linhas, texturas, cores, sons e movimentos.
(__) Os elementos básicos da comunicação e expressão da pintura abstrata são linha, cor e formas concretas do cotidiano.
(__) A qualidade estética da obra de arte depende unicamente da sensibilidade do artista.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) F, F, V, V.
B) V, V, F, F.
C) F, V, F, F.
D) V, F, V, V.
 
2. (UECE) Sobre estética, linguagem e arte digital, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
(__) Do ponto de vista da estética, a arte digital é uma produção artística que explora a textura dos materiais e nega as possibilidades de interação.
(__) A arte digital é criada a partir de ambientes computacionais.
(__) Existem diversas categorias de arte digital, tais como pintura digital, gravura digital, modelagem 3D, edição de imagens, animação, entre outras.
(__) É uma área de conhecimento sem possibilidades de expansão, desde o advento e popularização dos computadores pessoais a partir da década e 1980.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A) F, V, V, F.
B) V, V, F, F.
C) F, V, F, V.
D) V, F, V, F.
 
3. (IFPR/PR) A respeito de características gerais incorporadas à arte a partir do século XX, em relação ao século XIX, afirma-se:
A) A arte do século XX reduziu as possibilidades de materiais, em função da incorporação de elementos do cotidiano urbano.
B) Fortaleceu-se a ideia de formação de virtuoses em relação ao século XIX, devido à evolução do conhecimento.
C) O modo linear de pensamento foi ampliado, com surgimento de novas formas, como o retorno da circularidade e dos processos cíclicos, e a utilização de colagens, por exemplo.
D) A desvalorização da arte levou à perda da sua identidade unificadora e homogênea.
E) O desenvolvimento tecnológico fez com que as possibilidades criativas fossem reduzidas na produção artística.
 
4. (IFPR/PR) Com relação ao minimalismo na arte, é correto afirmar que:
A) A utilização dos processos de fase e de defasagem na obra de Steve Reich não é característica da fase minimalista do compositor.
B) Na escultura tinha como característica o uso de formas simples, com exploração do contraste das cores e de ornamentos.
C) Tem como característica principal a monotonia e a repetição de sequências, e a valorização da tecnologia e da máquina enquanto símbolos do desenvolvimento.
D) Surgiu no século XXI como resultado de uma busca pelo retorno à simplicidade das formas.
E) Tem como representantes os artistas: Yvonne Rainer, Donald Judd, Robert Morris, Steve Reich.
 
5. (FUMARC) A palavra arte, de origem latina (artis), está ligada à língua grega no termo tékne (origem também de técnica, relativa à arte, ao saber) e nasce da ideia de que o ser humano sempre fez coisas, desde sua origem. Entretanto, arte não é simplesmente uma técnica para “fazer coisas”. Para que algo seja arte, é necessário um sentido ou uma intenção. Não há função cotidiana na arte, como encontramos em outros objetos, mas sim uma função
A) harmônica e filosófica.
B) poética, estética e artística.
C) prática e objetiva.
D) simplesmente do belo.
E) única e comunicativa.


GABARITO
1:C - 2:A - 3:C - 4:E - 5:B






Postar um comentário

0 Comentários