1. (FUMARC)
Wassily Kandinsky, artista considerado o pai da arte abstrata, teve em sua
pintura um processo de desligamento da figuração.
Uma obra abstrata tem como principal característica
a
A) simplificação
das formas das figuras e o emprego de cores puras e agressivas.
B) representação
dos objetos com todas as suas partes num mesmo plano de uma pintura.
C) preocupação
apenas com as sensações de luz e cor, não se importando com os sentimentos
humanos.
D) expressão das
sensações humanas e a interpretação das angústias do homem do início do século
XX.
E) ausência de relação imediata entre as
formas, pois não representa nada da realidade que nos cerca.
2. (CESPE/CEBRASPE) Nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio as competências e
habilidades gerais a serem adquiridas na aprendizagem das artes estão
organizadas com base em três grandes eixos: Investigação e Compreensão;
Contextualização Sociocultural e
A) Criação e
Produção Cultural.
B) Representação e Comunicação.
C) Interpretação
e Transformação.
D)
Historicização Patrimonial.
E) Socialização
e Transversalização.
3. A Arte deve
ser compreendida como um conhecimento humano sensível-cognitivo, voltado para
um fazer e apreciar artísticos e estéticos e para uma reflexão sobre sua
história e contextos na sociedade humana. Sobre as afirmações abaixo, ocorridas
a partir da segunda metade do século XX, marque (V) VERDADEIRO ou (F) FALSO.
I. (__) Surgiram
os cursos de História da Arte, ultrapassando as hegemonias do Desenho
Geométrico, do Desenho Técnico, da Geometria Descritiva e do Desenho
Pedagógico.
II. (__) O ensino
da música, antes predominantemente baseado no Canto Orfeônico, começou a ser
modificado nos anos de 1960 com a introdução de novos métodos da Educação
Musical no trabalho escolar.
III. (__) A Lei
5692/71, responsável pela reforma do ensino de 1º e 2º graus no Brasil, passou
a considerar a Arte como experiência de sensibilização e conhecimento genérico.
IV. (__) Com o estabelecimento
da Lei 5692/71, nas escolas, a Arte passou a ser entendida como mera proposição
de atividades artísticas, muitas vezes desconectadas de um projeto coletivo de
educação escolar. Além disso, os professores de Arte deveriam atender a todas
as linguagens artísticas com um sentido de prática polivalente.
V. (__) Para
ajudar no enfrentamento e na superação dos problemas, ausências e distorções do
Ensino da Arte, foram organizadas, a partir de 1972, as Associações de
Arte-Educadores em diversos estados do Brasil.
Marque a alternativa abaixo que corresponde à
sequência CORRETA:
A) V, V, V, V, F
B) V, V, F, V, F
C) V, F, V, F, F
D) F, F, V, V, V
E) F, V, V, V, F
4. (VUNESP)
Federico Fellini desenhava imagens que serviam na elaboração de seus filmes. Luis
Arrieta realizou uma pesquisa e escreveu sobre mitos ao elaborar e transmitir
para os bailarinos sua versão coreográfica da Sagração da Primavera (In:
Salles, 2007).
Essas ações, segundo uma perspectiva dos
processos de criação, indicam que
A) o percurso criador é processo
intersemiótico.
B) o objeto
criado prescinde do processo de criação.
C) os dois
autores são exceção dentro do âmbito artístico.
D) nos
documentos de processo de criação, privilegia-se a linguagem do objeto final.
E) os documentos
de processo de criação não são relevantes da perspectiva educacional.
5. (VUNESP) Para
Pillotto e Mognol (In: Oliveira, 2007), o espaço educativo reflete “concepções
pedagógicas e discursos, constituindo-se em elemento significativo do
currículo”.
Para as autoras, seria importante – para
todos – a apropriação das questões que se referem
A) ao desenho
arquitetônico.
B) à estética da
recepção.
C) à estética do espaço.
D) ao desenho
técnico.
E) à estética
educacional.
GABARITO
1:E - 2:B - 3:A - 4:A - 5:C
0 Comentários