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QUESTÕES SOBRE HISTÓRIA DA MÚSICA II

 

1.(Avança SP) Assinale a alternativa que indica corretamente a sequência cronológica correta da evolução tonal do Ocidente, desde o período medieval até o século XX:
A) Escala morfológica, tonalidade, atonalidade e escala avulsa.
B) Escala pentatônica, modos antigos, tonalidade e atonalidade.
C) Escala diagonal, modos primitivos, atonalidade e tonalidade.
D) Escala amórfica, tonalidade, atonalidade e escala temporal.
E) Escala tetratônica, modos avulsos, tonalidade e atonalidade.
 
2. A respeito da música grega antiga, assinale a afirmativa que descreve corretamente um de seus aspectos.
A) Ditirambo foi o canto característico da lírica grega, acompanhado por danças em honra de Dioniso e relacionado ao nascimento da tragédia.
B) A música era uma atividade inspirada pelo divino e, portanto, não possuía leis ou relações que pudessem ser mensuradas e notadas.
C) A música, desde sua origem, estava associada à poesia, razão pela qual os únicos que podiam tocar instrumentos eram os aedos.
D) O elemento básico da música era o tetracorde, uma escala de oito notas, com intervalos variáveis, que permitia grande diversidade tonal.
E) O grande teórico da música foi Pitágoras, para quem a diversidade da expressão musical era fruto de tradições culturais regionais.
 
3. Leia a primeira estrofe da Ode à Alegria (1785), de Friedrich Schiller, cantada no quarto movimento da Sinfonia nº 9 de Ludwig van Beethoven, de 1824.
Alegria, formosa centelha divina,
Filha do Elíseo,
Ébrios de fogo entramos
Em teu santuário celeste!
Teu encanto une
O que o costume rigorosamente separou.
Os mendigos tornam-se irmãos dos príncipes
Ali onde teu doce vôo se detém.
(Coro)
Abraçai-vos multidões!
Enviais este beijo para todo o mundo!
Irmãos, além do céu estrelado
Deve habitar um pai afetuoso.
A partir do texto, assinale a afirmativa que descreve corretamente a cultura musical entre a Revolução (1789) e a Restauração (1815).
A) Beethoven e Mozart são os maiores representantes de um estilo musical nacionalista, de acordo com as propostas revolucionárias.
B) Os poetas românticos fornecem a matéria para os temas musicados como poemas sinfônicos, ou seja, executados por corais no estilo "concertato".
C) Beethoven tematiza o motivo fundamental de sua experiência moral, a concepção da sociedade humana como irmandade.
D) Paris e Viena são os centros das novas linguagens artísticas, respectivamente, da produção sinfônica e da atividade teatral.
E) Haydn, Mozart e Beethoven valorizam a liberdade na música e na vida social, recusando as relações de patronagem de corte ou de igreja.
 
4. A dupla escala de tempo, a representação do passado por meio da sensação imediata do presente, tornou possível uma das maiores aquisições do estilo romântico: a promoção da canção de gênero menor a veículo do sublime. (...) A principal inspiração para o desenvolvimento do Lied foi a poesia lírica de paisagem, e ela conferiu à música a grandeza que havia, até então, se restringido à ópera e ao oratório.
ROSEN, Charles. A geração romântica. São Paulo: EDUSP, 2000.
As afirmativas a seguir caracterizam corretamente paisagem e música no lied romântico, à exceção de uma. Assinale-a.
A) O lied romântico de Schubert é caracterizado pela inovação artística que introduz os sons da natureza ao vivo nas composições.
B) No romantismo, a apreciação da paisagem deve gerar ao mesmo tempo deleite e exploração, obtida pela íntima união entre texto e música.
C) A dupla escala de tempo permite que a sensação imediata da fruição visual ou sonora da natureza seja experimentada também como eternidade, em nível macrocósmico.
D) Na composição liederística de Schubert e Schumann, a natureza e a paisagem expressam a interioridade e os dramas humanos.
E) Os fenômenos naturais são absorvidos pela fruição artística, capaz de reconhecer formas musicais que sugerem o farfalhar da floresta ou o murmúrio das águas.
 
5. Assinale a opção que indica os compositores que, após a Segunda Guerra, exploram novas possibilidades criativas.
A) A música serial de A. Schoenberg, A. Berg e A. Webern, organizada a partir de uma melodia que eles harmonizam.
B) A música eletrônica de E. Varèse, K. Stockhausen e L. Nono, composta a partir de uma escala cromática hierárquica.
C) A música minimalista de Philip Glass, S. Reich e Arvo Pärt, estruturada a partir do princípio da repetição.
D) A música conceitual de J. Cage e K. Stockhausen, concebida como veículo espontâneo da sonoridade do ambiente.
E) A música espectral de Gérard Grisey e Tristan Murail, elaborada com bases em diversas séries atonais.


GABARITO
1:B - 2:A - 3:C - 4:A - 5:C


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