1. Sendo a música um fenômeno sonoro, a forma mais fundamental de abordá-la
é através do ouvir, que pode ser considerado a razão central para a existência
da música e um objetivo constante na educação musical. O ouvir permeia toda
experiência musical ativa, sendo um meio essencial para o desenvolvimento
musical. É necessário, portanto, distinguir entre o ouvir como meio, implícito
nas outras atividades musicais, e o ouvir como fim em si mesmo.
FRANÇA, C. C.;
SWANWICK, K. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria,
pesquisa e prática. Em Pauta. Porto Alegre, 2002.
Dessa posição
decorre que, para os autores, a escuta ativa, própria da apreciação musical,
A) integra as demais modalidades do fazer
musical.
B) pressupõe uma atitude contemplativa.
C) implica o domínio especializado da composição musical.
D) permite absorver todos os estímulos sonoros.
E) propicia uma experiência emotiva e transcendental.
2. Leia os trechos a seguir.
I - Composição de época romântica que, em geral, apresenta melodias
folclóricas, com um único movimento, de caráter livre e variado. Não segue um
esquema fixo, apresentando-se como um conjunto de frases melódicas, diversas
entre si por ritmo e harmonia, o que confere a essa composição um caráter de
improvisação.
II - Composição com melodias inspiradas no bel canto italiano e de andamento
tranquilo, em geral formada por uma única peça para piano, de movimento lento,
com estilo melódico e intimidade de sentimento.
As caracterizações
acima correspondem, respectivamente, aos gêneros
A) tocata e rapsódia.
B) suíte e tocata.
C) rapsódia e noturno
D) sonata e suíte.
E) tocata e sonata.
3. A partir do século XIV, no âmbito da liturgia cristã, nasce um novo
gênero vocal, originado das cláusulas de substituição medievais, em cujo
repertório histórico encontram-se nomes tão distantes como Guillaume de
Mauchaut e José Maurício Nunes Garcia, por exemplo.
O texto acima
refere-se ao gênero polifônico medieval conhecido como
A) organum.
B) chanson.
C) discantus.
D) moteto.
E) rondellus.
4. Leia o texto a seguir.
Não é apenas samba,
mas sim um estilo de música popular que, independentemente das influências
marcantes do jazz norte-americano, do impressionismo de Ravel e Debussy e da
música de autores nacionais como Villa-Lobos, engloba os mais distintos e
variados ritmos brasileiros: samba, marcha-rancho, modinha, baião, valsa,
samba-canção, para citar alguns.
LYRA, Carlos.
Harmonia prática: método para violão. 1999.
Nesse texto, o
músico e compositor Carlos Lyra refere-se à seguinte forma musical:
A) congada.
B) tropicalismo.
C) mangue-beat.
D) bossa-nova.
E) pop.
5. A concepção de música como patrimônio imaterial diz respeito à
A) preservação do seu estado atual e antigo.
B) proteção da música da alta cultura.
C) proteção das condições necessárias para
sua fruição.
D) preservação de culturas musicais raras e exóticas.
GABARITO
1:A - 2:C - 3:D - 4:D - 5:C
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