1. No início do século XXI, houve uma mudança na forma de divulgação e
consumo da música. Com a inovação e preponderância do formato digital,
especialmente o MP3, gravadoras e artistas passaram a investir mais na
divulgação de singles (música única) do que de álbuns completos. Lojas virtuais
de música passaram a vender não apenas álbuns inteiros para download, mas
também faixas únicas.
Sobre esse novo
comportamento da música e do mercado, marque a opção correta.
A) A relação entre tecnologia, internet e música resultou em grandes
desafios para a indústria fonográfica mundial, o que provocou uma drástica
diminuição de sua produção nos últimos anos.
B) Com a música podendo ser vendida de forma avulsa, a indústria
fonográfica sofreu uma estagnação no mercado.
C) As gravadoras e os provedores de serviços de música on-line deixaram de
exercer forte influência sobre as tendências musicais para seus clientes em
potencial.
D) O avanço da informática no século XXI
permitiu que todas as músicas fossem reproduzidas e compartilhadas
digitalmente, o que reduziu sensivelmente os custos de produção dos fonogramas.
2. (FCC) Guy Reibel atribui as dificuldades de compreensão
da música contemporânea à diversidade de informações não relacionadas entre si,
no que se refere às experiências da sociedade diante do fenômeno musical. Essa
diversidade produz uma ruptura entre a música contemporânea e outras
manifestações musicais. Para resolver essa questão, o autor sugere
A) o aumento de interesse por parte das autoridades educacionais e
culturais em promover a aproximação dos jovens à música erudita contemporânea
em salas de espetáculos adequadas.
B) a criação de chaves de escuta, o que
permitirá que a música seja percebida e entendida por ouvintes e intérpretes.
C) o afastamento preventivo dos jovens daquilo que lhes é nocivamente
oferecido pela indústria cultural, bem como de outras opções.
D) a criação de hábitos de escuta na escola e, principalmente, a promoção
de eventos que enfatizem a presença de repertório contemporâneo.
E) o estímulo às famílias, para que se habituem a, diariamente, ouvir juntos
música contemporânea, como maneira de eliminar a ruptura entre esta e outras
formas de manifestação musical.
3. (FCC) Vertamatti, ao comentar a inclusão da peça O cachorro
vira-lata, sobre poema de Manoel de Barros, no repertório do grupo coral,
aponta os motivos de sua aceitação pelos cantores. Isto deve-se à presença
controlada de alguns novos elementos da linguagem musical ao lado do ótimo
texto de Manoel de Barros, que provoca a imaginação. Os novos elementos
musicais que se encontravam em condições de serem assimilados pelo grupo eram
A) uma grande diversidade de instrumentos de diferentes naturezas, o que
pode levar ao interesse pelo estudo dos timbres e das onomatopeias.
B) a melodia de fácil memorização, aliada a um ritmo sugestivo de dança
modernista.
C) o uso de instrumentos de percussão, com muitas latas e talheres.
D) mudanças de compasso, melodia simples,
paralelismo entre as vozes e harmonia.
E) a presença de jogos de palavras e trava-línguas no texto, bem como sua
qualidade humorística, característica da poesia deste poeta.
4. (FUNCAB) Todos nós ouvimos a música de acordo com
nossas aptidões, variáveis, sob certo aspecto, em três planos distintos:
sensível, expressivo e puramente musical, o que corresponde respectivamente a:
A) escutar, perceber e proceder.
B) investigar, ouvir e mediar.
C) avaliar, agir e abordar.
D) encaminhar, sistematizar e planejar.
E) ouvir, escutar e compreender.
5. (AEDB) Cada som possui propriedades ou parâmetros que
nosso ouvido pode identificar, que são:
A) altura, frequência e vibração;
B) altura, frequência e duração;
C) altura, intensidade, duração e timbre;
D) altura, vibração e duração;
E) nenhuma das respostas acima.
GABARITO
1:D - 2:B - 3:D - 4:E - 5:C
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