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QUESTÕES SOBRE TEORIA MUSICAL I

 

1. Conforme os estudos do pesquisador Howard Gardner, a inteligência musical abrange habilidades em:
A) Criação, Transcrição e Performance.
B) Leitura, Interpretação e Composição.
C) Leitura, Reprodução e Improvisação.
D) Percepção, Escrita Sonora e Execução.
E) Execução, Composição e Apreciação Musical.
 
2. Os educadores musicais brasileiros têm dialogado com as propostas renovadoras em ensino de música produzidas nos últimos 50 anos. Leia, a seguir, a descrição de três dessas propostas que influenciaram os músicos educadores brasileiros.
I. Enfatiza a importância da escuta dos sons da Paisagem Sonora em que vivemos, sejam eles materiais musicais convencionais, o canto dos pássaros ou o som de um engarrafamento urbano.
II. Propõe uma estratégia de ensino baseada na Técnica de Projetos, que integra a música às outras formas artísticas, devendo ser considerada "música-teatro".
III. Explora o Jogo Vocal, criando sonoridades vocais que permitem produzir pequenas peças, a partir de poesias, movimentos, sons e ações.
As descrições correspondem, respectivamente, às propostas de
A) Murray Schafer - John Paynter - Theophil Maier.
B) Boris Porena - Murray Schafer - Keith Swanwick.
C) Keith Swanwick - Theophil Maier - Murray Schafer.
D) Murray Schafer - Keith Swanwick -Boris Porena.
E) Keith Swanwick - Murray Schafer - Theophil Maier.
 
3. Uma aula de música que enfatize, a cada nível, a exploração do espaço através do movimento, a exploração do som através da voz e de instrumentos customizados, especialmente de percussão (instrumentarium), e a exploração da forma através da improvisação, está tipicamente associada às propostas de
A) Jacques-Dalcroze.
B) Carl Orff.
C) Willems.
D) Kodály.
E) Suzuki.
 
4. Assinale a opção que apresenta o nome do educador musical, escritor e compositor canadense que desenvolveu o conceito de paisagem sonora, focando na necessidade de propiciar às pessoas a conscientização sonora do ambiente acústico na qual se inserem e do significado desses sons como base para a construção criativa e para a melhora e qualidade de vida no planeta.
A) John Paynter
B) George Self
C) Boris Porena
D) Murray Schafer
E) Theophil Maier
 
5. No que se refere às técnicas e aos materiais da composição musical, o método pedagógico proposto por Paul Hindemith (Práctica de la composición a dos voces) visa
A) desenvolver formulações rítmicas inovadoras, conflitantes com as métricas tradicionais da linguagem musical.
B) desenvolver escalas musicais organizadas a partir do princípio da simetria.
C) desenvolver formas musicais adequadas às sonoridades típicas da música do século XX.
D) superar o temperamento musical.
E) expandir e reformular o sistema tonal.


GABARITO
1:E - 2:A - 3:B - 4:D - 5:E

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