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QUESTÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE MUNDO, HOMEM E EDUCAÇÃO III

 

1. (IBAM) Um filósofo, ao analisar a reprodução das condições de produção que implica a reprodução de forças produtivas e das relações de produção existentes, distingue no Estado vários aparelhos. Em um desses aparelhos a ideologia tem uma existência material, isto é, existe sempre radicada em práticas materiais reguladas por rituais materiais definidos por instituições materiais. Estamos falando do aparelho ideológico de Estado. Este pensador se chama:
A) Dewey
B) Rousseau
C) Sainte-Anne
D) Althusser
 
2. (IBAM) O modo de pensar resulta da sociedade hierarquizada, que separa o trabalho humano em atividades intelectuais e manuais, valorizando as primeiras em detrimento das últimas. Nas tribos não existe ainda a separação entre o pensar e o agir. O contato do homem com a natureza, com outros homens e consigo mesmo é intermediado pelos símbolos, isto é, signos “arbitrários e convencionais”, por meio dos quais o homem representa o mundo. O conjunto de símbolos elaborados por um povo em determinado tempo e lugar recebe o nome de:
A) coletividade
B) inscícia
C) cultura
D) confraria
 
3. (IBAM) "Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder, ideologia, eu quero uma pra viver. Ideologia, eu quero uma pra viver". O trecho da música Ideologia, interpretada pelo cantor brasileiro Cazuza, retrata descontentamento com algumas questões ideológicas. Podemos dizer que ideologia é:
A) a participação do povo, que tem no voto a sua principal forma de demonstração política
B) um conjunto de ideias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduo e pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais
C) uma condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política
D) um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo de um grupo social ou de uma sociedade
 
4. (VUNESP) O ser humano depende profundamente de processos educativos, espontâneos ou intencionais, para sobreviver. A educação intencional, deliberada e organizada em locais predeterminados e com instrumentos específicos, tem o conhecimento como cerne dos processos educativos, formativos e informativos, destaca Cortella. Daí a necessidade de práticas educativas em estreita conexão com as concepções que cada educador assume, individual ou coletivamente. A respeito dessa questão, o autor ressalta:
A) as práticas educativas devem propiciar o acesso ao verdadeiro conhecimento escolar, concebido como uma descoberta e que será progressivamente revelado ao aluno, até atingir um estágio final.
B) as práticas educativas devem orientar-se pelo conhecimento científico, único conhecimento que expressa produto acabado e verdadeiro.
C) as concepções pedagógicas referenciadas nas inspirações individuais dos professores são as únicas que promovem transformações mais efetivas nos alunos.
D) as práticas educativas apoiadas na ideia da relatividade do conhecimento levam a interpretações equivocadas de seus imutáveis fundamentos epistemológicos.
E) as concepções pedagógicas dos educadores nem sempre são conscientes e reflexivas e, no mais das vezes, expressam percepção pouco clara de suas fontes e consequências.
 
5. (VUNESP) A educação do futuro requer ensino universal e centrado na condição do homem, entendendo-se que conhecer o homem é, fundamentalmente, compreendê-lo. Ao tratar a compreensão como um dos requisitos necessários à educação do futuro, Morin ressalta a sua importância como condição e garantia da solidariedade intelectual e moral da humanidade. Para o autor, há duas formas de compreensão: a intelectual ou objetiva e a intersubjetiva. Pelas suas reflexões, pode-se afirmar corretamente que a compreensão intersubjetiva implica, necessariamente, um processo de
A) mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
B) comunicação com o outro, visando à explicação de cada individualidade.
C) empatia, identificação e de projeção em relação ao outro.
D) comunicação consistente, clara e objetiva.
E) identificação dos aspectos cognitivos do sujeito da aprendizagem.


GABARITO
1:D - 2:C - 3:B - 4:E - 5:C


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