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QUESTÕES SOBRE CONCEPÇÕES DE MUNDO, HOMEM E EDUCAÇÃO II

 

1. (IDECAN) As relações humanas têm sido estudadas como uma ciência - a ciência do comportamento humano, em seu relacionamento intra e interpessoal. O estudo das Relações Humanas vale-se de outras ciências que estudam o homem em seu relacionamento. Assinale a alternativa que indica essas ciências.
A) Psicologia, Sociologia, Moral.
B) Psicologia, Sociologia, Medicina.
C) Psicopedagogia, Psicologia, Sociologia.
D) Psicologia, Sociologia, Matemática.
E) Psicologia, Sociologia, Engenharia.
 
2. (VUNESP) Fundamentos sócio filosóficos são a base para o entendimento da educação na sociedade, de forma crítica, construída através da reflexão, da pesquisa, da observação [...] Para o professor/educador, é fundamental filosofar sobre sua prática, pensar sobre o seu fazer pedagógico diário, buscar respostas para as dificuldades e para as conquistas do dia-a-dia. (Queiroz; Moita, 2007)
E o que é filosofar? De acordo com as autoras, filosofar é
A) construir ideias próprias sobre questões ainda não pensadas.
B) desenvolver a capacidade de abstrair a realidade que nos cerca.
C) assumir uma postura metafísica diante dos problemas cotidianos.
D) conhecer as principais ideias filosóficas da história da humanidade.
E) colocar tudo como objeto a ser refletido, perguntar sobre tudo.
 
3. (IDECAN) As relações interpessoais pressupõem o outro e, nesse sentido, pressupõem, também a incorporação de normas comuns, que é feita pelo processo socializador. Somente quando passam por este processo socializador é que os indivíduos se tornam membros efetivos da sociedade. Na forma complexa da interiorização, não somente compreende-se os processos subjetivos momentâneos dos outros, mas compreende-se o mundo em que se vive e esse mundo torna-se o próprio. Deste modo, assinale a alternativa incorreta.
A) Conviver é viver em grupo, é partilhar a vida. Em todo grupo humano constituído existe a necessidade de conviver, de aprender a conviver e isso pressupõe um processo de socialização.
B) Só por intermédio dos processos de socialização é que qualquer sociedade pode continuar existindo. Se esse processo fracassar, a sociedade extinguir-se-á, na pior das hipóteses, ou converter-se-á numa sociedade muito diferente, na melhor das hipóteses.
C) O homem, enquanto ser social, enquanto um ser de relações sociais está em permanente movimento, num exercício contínuo de transformação, de convivência num mundo de objetos e significados já construídos pelos outros homens.
D) Nas relações sociais nos apropriamos desse mundo cultural e desenvolvemos o "sentido pessoal" transformando, reestruturando, ressignificando o que já encontramos construído, produzindo, assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros, compreensão essa construída no processo de produção da existência, compreensão essa que tem sua matéria-prima na realidade objetiva e na realidade social, mas que é própria do indivíduo.
E) O indivíduo é produto da sociedade assim como a sociedade é produto do homem, já que o indivíduo absorve passivamente o mundo social (com suas instituições, papéis, e identidades apropriadas).
 
4. (IDECAN) Segundo Kant, a vontade dá dignidade ao ser humano: ele apenas obedece àquilo que lhe faz um profundo sentido interno. Na obra “Cinco Estudos de Educação Moral”, o organizador Lino de Macedo aborda questões referentes à autonomia e obediência. Sobre esses temas, é correto afirmar que
A) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pelo medo de punição ou pelo interesse nas vantagens a serem obtidas pessoalmente.
B) na heteronomia, obedecer a regras implica em assimilar e concordar com as normas.
C) na autonomia, a obediência a uma regra se dá pela compreensão e concordância com sua validade universal.
D) a obediência sem autonomia exige uma reflexão crítica, um ato de pensamento sobre as regras construídas coletivamente.
E) na autonomia, obedecer significa concordar com regras e normas, através de ações punitivas.
 
5. (FUNDEP) Gómez (1998) pontua sobre uma função incontestável que cumpre a educação: a de socialização, uma vez que a configuração social da espécie se torna um fator crucial da hominização e da humanização do homem.
Conforme as reflexões do autor sobre a função peculiar da escola de atender e canalizar o processo de socialização das novas gerações, analise as afirmativas a seguir.
I. O aprendizado e a assimilação de teorias, disposições e condutas pelos alunos ocorrem, principalmente, por serem resultantes da transmissão e do intercâmbio de ideias e conhecimentos explícitos no currículo oficial.
II. Entre os aspectos do desenvolvimento do currículo relevantes para entender os mecanismos de socialização usados pela escola, encontra-se o relativo aos modos de organizar a participação dos alunos na formulação, no estabelecimento e no controle das formas e normas de convivência e interação.
III. A organização do desenvolvimento radical da função compensatória das desigualdades de origem, por meio da atenção e do respeito pela diversidade, é um dos eixos de intervenção para a concretização da função educativa da escola na sociedade pós-industrial contemporânea.
Estão corretas as afirmativas
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.

GABARITO
1:C - 2:E - 3:E - 4:C - 5:C





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