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QUESTÕES SOBRE MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO I

 

1. (UECE) Em contextos multiculturais, o papel da escola é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos conscientes dessa realidade e que se compreendam em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se necessário um currículo que
A) desenvolva programas, conteúdos e métodos de natureza monolítica.
B) desconsidere o respeito às diversas culturas existentes.
C) tenha como pressuposto teórico a prescindibilidade do diálogo intercultural.
D) contemple as diferentes identidades e a diversidade cultural existente.
 
2. (FUNDATEC) O conceito de diversidade tornou-se importante para orientar a construção de políticas públicas, principalmente nas áreas da cultura, do emprego e da educação, devido à garantia das condições materiais básicas para todos. No âmbito das discussões sobre educação, tornou-se mais intensa sob os conceitos de:
I. Multiculturalidade.
II. Pluralidade cultural.
III. Interculturalidade.
Quais estão corretas?
A) Apenas I.
B) Apenas II.
C) Apenas III.
D) Apenas I e III.
E) I, II e III.
 
3. (VUNESP) Ao trazer o multiculturalismo para o centro de suas reflexões, Moreira tece considerações sobre seus vários aspectos e suas implicações para as práticas pedagógicas no âmbito da escola. Entre outros aspectos, ressalta os vários significados, a diversidade de culturas encontradas hoje no interior de um mesmo país e entre os diferentes países do globo e a associação das diferenças culturais às relações de poder. Para o autor, construir um currículo escolar para atender a alunos nas suas diferenças culturais pressupõe, sobretudo,
A) a construção de um currículo monocultural que sintetize os interesses individuais de cada aluno.
B) práticas pedagógicas centradas nos conteúdos escolares para evitar que os diferentes aspectos da vida social do aluno possam descaracterizar o currículo.
C) a homogeneização cultural para viabilizar práticas pedagógicas que garantam aos alunos o acesso a um conhecimento escolar mínimo.
D) o fortalecimento da já conquistada democracia racial, por meio da igualdade de condições pedagógicas para os alunos.
E) a superação de práticas pedagógicas fundadas na ideia de um currículo monocultural.
 
4. (IBADE) "Considerar o caráter multicultural da sociedade no âmbito do currículo e da formação docente implica respeitar, valorizar, incorporar e desafiar as identidades plurais em políticas e práticas curricular es. Implica, ainda, refletir sobre mecanismos discriminatórios ou silenciadores da pluralidade cultural, que tanto negam voz a diferentes identidades culturais, silenciando manifestações e conflitos culturais, como buscam homogeneizá-las em conformidade com uma perspectiva monocultura 1." (MORE 1RA, 2013) Tais reflexões, tão propagadas e ao mesmo tempo tão criticadas, são opostas às intenções de homogeneização, competitividade e produtividade que norteiam as políticas educacionais liberais. Portanto, para o autor, deve-se buscar um(a):
A) meta da qualidade total nos projetos pedagógicos.
B) processo de apoio comunitário à diversidade.
C) prática pedagógica multiculturalmente orientada.
D) espaço no currículo para a transversalidade espontânea.
E) entrosamento intenso e eficaz na sala de aula.
 
5. (USCS) Leia atentamente o seguinte trecho, da obra Teorias do Currículo, de Tomaz Tadeu da Silva:
Do ponto de vista mais crítico, as diferenças estão sendo constantemente produzidas e reproduzidas através de relações de poder. As diferenças não devem ser simplesmente respeitadas ou toleradas. Na medida em que elas estão sendo constantemente feitas e refeitas, o que se deve focalizar são precisamente as relações de poder que presidem à sua produção. Um currículo inspirado nessa concepção não se limitaria, pois, a ensinar a tolerância e o respeito, por mais desejável que isso possa parecer, mais insistiria, em vez disso, numa análise de processos pelos quais as diferenças são produzidas através de relações de assimetria e desigualdade. (SILVA, 2000, p. 91)
Sobre as concepções expressas no trecho sobre currículo, multiculturalismo e diferenças, podemos afirmar que:
A) O currículo multiculturalista apresentado pelo autor propõe que é necessário, exclusivamente, tolerar e respeitar as diferenças, já que é apenas por meio desta tolerância que é possível compreender os processos que produzem as diferenças.
B) Um currículo multiculturalista deve propor, por exemplo, ao discutir o racismo, apenas a eliminação de expressões linguísticas usadas comumente relacionadas ao tema.
C) As desigualdades e diferenças se restringem à sala de aula, ou seja, o multicultural permeia as relações existentes entre indivíduos que interagem na turma em questão.
D) Para o autor, as diferenças, mais do que respeitadas ou toleradas, devem ser tratadas segundo a perspectiva das relações de poder que estão na origem da produção de diferenças. Desse modo, as diferenças são sempre colocadas em questão.


GABARITO
1:D - 2:E - 3:E - 4:C - 5:D

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