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QUESTÕES SOBRE MULTICULTURALISMO E EDUCAÇÃO II


 

1. (CONSULTEC) Segundo Chauí (2006), direito à participação nas decisões de política cultural é o direito dos cidadãos de intervir na definição de diretrizes culturais e dos orçamentos públicos, a fim de garantir tanto o acesso como a produção de cultura pelos cidadãos.
Com base nessa informação, a alternativa correta é a
A) Disponibilizar encontros de cultura e arte em espaços públicos, mediante a oferta de serviços vendidos e comprados no mercado, e também um dever dos poderes públicos que reconhecem a oferta de suas ações pontuais.
B) Definir a cultura como um dever de procura e oferta, por parte dos poderes públicos, principalmente, é afirmar sua primazia quanto ao reconhecimento das necessidades de um povo em estabelecer a sua cultura.
C) Afirmar a cultura como um direito é opor-se a uma política que desconsidera a garantia dos direitos, transformando-os em serviços vendidos e comprados no mercado e, portanto, em privilégios de classe.
D) Definir a cultura de uma cidade e afirmar suas ações artísticas e educacionais de preservação da identidade é, prioritariamente, um dever do segundo e terceiro setores da sociedade.
E) Afirmar a cultura como direito é defini-la como dever da sociedade em disponibilizá-la em espaços educacionais e culturais de uma cidade com o apoio dos poderes públicos.
 
2. (UFGO) O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seu papel na dissimulação de como a dominação branca coloniza as definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
A) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta.
B) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética.
C) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais.
D) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural na modernidade.
 
3. (UFGO) O multiculturalismo como um discurso crítico de raça e pedagogia precisa romper o silêncio em relação ao seu papel na dissimulação de como a dominação branca coloniza as definições do normal. Para que isso ocorra, um dos desafios políticos e pedagógicos que se coloca aos educadores críticos é
A) velar os interesses políticos presentes nas formas de educação multicultural que traduzem as diferenças culturais em estilo de aprendizagem, separando a cultura do poder e da luta.
B) transmitir conhecimentos fundamentados nas relações assimétricas que produzem a instrumentalização do ensino, abolindo questões de poder, história, ética.
C) confrontar os discursos educacionais que encaram a educação como uma atividade descontextualizada, isenta de tensões sociais, políticas e raciais.
D) estimular o desenvolvimento de teorias que destaquem igualdade e justiça aos grupos étnico-raciais pelas formas dominantes de educação multicultural na modernidade.
 
4. (FUMARC) A perspectiva multicultural na abordagem da dinâmica pedagógica constitui uma preocupação recente e crescente a nível internacional. Nesta direção, Candau (2002) ressalta a importância do reconhecimento da pluralidade de experiências culturais que moldam a sociedade contemporânea e suas relações. Sobre o multiculturalismo, política e educação multicultural é INCORRETO afirmar:
A) A educação multicultural é um movimento de transformação, destinado a realizar mudanças no sistema educacional, que tem como objetivo possibilitar aos alunos o desenvolvimento de atitudes, habilidades e conhecimentos necessários à atuação no contexto da sua própria cultura, assim como a possibilidade de interação com outras culturas.
B) O termo multiculturalismo possui dois sentidos, o normativo, que reflete a realidade multicultural de uma sociedade, assumindo diferentes contornos e o descritivo que pode ser caracterizado pela expressão como a situação objetiva de cada país.
C) Em uma visão multiculturalista, interpreta-se a cultura como um processo dinâmico, que sofre transformações, desestruturações, reestruturações. A cultura configura o modo de ser e a maneira pela qual o grupo social se organiza.
D) Na perspectiva de educação multicultural é importante que as atividades se organizem de maneira integrada. O enfoque transformador em contraste com o aditivo. Os projetos educacionais que surgem a partir do reconhecimento desta pluralidade, respondem à necessidade em meio a multiplicidade de expressões culturais, sociais e étnicas, visando traçar políticas públicas de educação e de trabalhar pedagogicamente a diversidade.
 
5. (FUNCAB) Segundo Kramer (2008), a formação cultural é direito das crianças já que são elas cidadãs, portadoras de direitos sociais, entre eles o direito à educação e, consequentemente, de acesso e apropriação aos conhecimentos históricos, científicos e culturais existente no mundo. Nesse sentido, as políticas públicas precisam:
A) cuidar para que as crianças da Educação Infantil tenham bons livros didáticos.
B) formar os professores para que saibam ensinar língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências a fim de garantir tal direito.
C) propor uma organização curricular que ajuste os conteúdos do Ensino Fundamental.
D) valorizar a formação cultural das crianças porque com literatura, teatro, música, poesia, mídia será possível contribuir para a formação de pessoas críticas, comprometida com a ética, com a justiça social, com a coletividade e outros valores.
E) reconhecer as práticas conservadoras como promotoras de justiça social.


GABARITO

1:C - 2:C - 3:C - 4:B - 5:D

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