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Questões sobre compromisso social do educador VI

 

1. (VUNESP 2015) Segundo Silva (In: Tavares, 2010), a escola democratizante é associada à ideia de escola da comunicação devendo priorizar na formação do aluno a capacidade de expressão, de compreender as mensagens escritas e orais. É necessário trabalhar o diálogo, ensinando o aluno a argumentar, analisar discursos e mensagens e, principalmente, a manejar a língua como instrumento de emancipação e autonomia; e, ainda, a escola deve ensinar a ler os meios de comunicação de massa, especialmente a televisão, que veicula mensagens descontextualizadas. Nesse sentido, para a autora, o trabalho da escola deve assumir o compromisso de capacitar os indivíduos para serem
A) participantes ativos nos movimentos sociais.
B) participantes dos movimentos estudantis na escola.
C) participantes dos conselhos de escola e do grêmio estudantil.
D) autores e atores em atividades curriculares e pedagógicas.
E) atores e autores do projeto de sociedade em que vivem.
 
2. (VUNESP 2015) Segundo Hoffmann (2000), é preciso considerar que uma escola de qualidade é a que dá conta, de fato, do desenvolvimento de todas as crianças brasileiras, concebidas em sua realidade concreta. Realidade que é marcada por muita violência, miséria, epidemias, instabilidade econômica e política. O caminho didático pedagógico para o desenvolvimento, segundo a autora, é
A) um atendimento diferenciado às classes sociais.
B) um atendimento especial aos alunos com dificuldade.
C) uma educação com sistema de ensino.
D) um rol de atividades específicas para as diferentes regiões.
E) uma educação igualitária.
 
3. (VUNESP 2015) Cortella (1998) aponta três concepções básicas da relação entre escola e sociedade, uma dessas concepções gestada nos anos oitenta, o otimismo crítico, entende que a educação teria uma função conservadora e uma função inovadora ao mesmo tempo. Segundo o autor, nessa concepção, o educador é alguém que
A) detém uma vocação e um dom.
B) desenvolve uma atividade marcada pela neutralidade.
C) é um agente da ideologia dominante.
D) tem um papel político/pedagógico.
E) tem um papel de adequar as pessoas ao modelo institucional.
 
4. (UFCG 2014) No cerne da discussão acerca da função social dos conteúdos de ensino, é coerente afirmar, EXCETO, que:
A) Os conteúdos da cultura, da ciência, da técnica, da arte e os modos de ação no mundo expressam os resultados da atividade prática dos homens nas suas relações com o ambiente natural e social.
B) Os conhecimentos e modos de ação são fruto do trabalho humano, da atividade produtiva, científica e cultural de muitas gerações, no processo da prática histórico-social. Nesse processo, a herança recebida da história anterior vai sendo modificada ou recriada, de modo que novos conhecimentos são produzidos, sistematizados e repassados.
C) O conhecimento e o sentido da cultura dirigem-se para o desenvolvimento das aptidões individuais, pois a educação é um processo interno, não externo; ela parte das necessidades e dos interesses individuais necessários à adaptação do indivíduo ao meio.
D) Os conteúdos retratam a experiência social da humanidade no que se refere a conhecimentos e modos de ação, transformando-se em instrumentos pelos quais os alunos assimilam, compreendem e enfrentam as exigências teóricas e práticas da vida social.
E) A assimilação e compreensão dos conhecimentos e modos de ação se convertem em ideias sobre as propriedades e relações fundamentais da natureza e da sociedade, formando convicções e critérios de orientação das opções dos alunos, frente às atividades teóricas e práticas postas pela vida social.
 
5. (COPEVE-UFAL 2014) Concebe-se, inequivocadamente, como função social da educação:
A) a apropriação dos conhecimentos especializados para atuações específicas no mundo do trabalho.
B) a formação de sujeitos cidadãos para manutenção das conquistas da sociedade, visando estabelecer os ganhos já conquistados pela humanidade.
C) a apropriação, por todos os indivíduos, dos conhecimentos construídos pela humanidade, além de valores e habilidades necessários para nos tornarmos humanos.
D) a apropriação dos conhecimentos construídos pela humanidade, além de valores e habilidades que nos tornem humanos, com foco na formação de pensadores e cientistas.
E) a apropriação de conhecimentos especializados para a ampla formação de sujeitos em busca da transformação da realidade.


GABARITO
1:E - 2:E - 3:D - 4:C - 5:C

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