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QUESTÕES SOBRE ETNOCENTRISMO

 

1. (IFES 2016) Trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é. Outro exemplo, para além da comida, é a vestimenta, pois, tomando como base o costume do homem urbano de qualquer grande centro brasileiro, certamente a pouca vestimenta dos índios e as roupas típicas dos escoceses – o chamado kilt – são vistas com estranheza. Da mesma forma, um estrangeiro, ao chegar ao Brasil, vindo de um país qualquer com muita formalidade e impessoalidade no trato, pode, ao ser recepcionado, estranhar a cordialidade e a simpatia com que possivelmente será tratado, mesmo sem ser conhecido.
(Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etnocentrismo.htm - acessado em 08/11/2016)
O texto refere-se ao(à)
A) Relativismo cultural.
B) Evolucionismo cultural.
C) Darwinismo social.
D) Etnocentrismo.
E) Homogeneização cultural.
 
2. (UNESPAR 2015) Diz uma anedota que o Sir James Frazer, importante antropólogo da época, ao ser perguntado se falaria algum dia com um selvagem, respondeu muito simples e sinceramente: Deus me livre! De fato, a sua teoria dispensava qualquer contato com o “outro”, qualquer “trabalho de campo”, pois que tudo já estava pronto.
ROCHA, Everaldo. O que é Etnocentrismo. São Paulo: Brasiliense. 2000, p. 32-33.
De acordo com o texto é correto afirmar que:
A) O etnocentrismo não considera o “outro”, independentemente de sua condição;
B) O etnocentrismo considera o “outro”, bem como o valoriza a partir de sua localização cultural;
C) O etnocentrismo estava em achar que o “outro” era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
D) O etnocentrismo estava em achar que o “outro” não era completamente dispensável como elemento de transformação da teoria;
E) Nenhuma das alternativas.
 
3. (FEPESE) Quando ao olhar sociedades diferentes da que fazemos parte tendemos a qualificar as maneiras distintas de viver daquelas, buscando considerar como melhor aquilo que somos, temos ou sabemos, podemos dizer que estamos frente a uma conduta definida como:
A) racismo.
B) xenofobia.
C) estereótipo.
D) contracultura.
E) etnocentrismo.


GABARITO
1:D - 2:C - 3:E


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