31) (IFES 2010) O pensador alemão Karl Marx (1818-1883) defendeu a tese de que as
relações sociais de produção são a base que condiciona toda a vida social. Leia
o texto abaixo:
“A ciência de Karl Marx tem por fim
demonstrar rigorosamente essas proposições: o caráter antagônico da sociedade
capitalista, a autodestruição inevitável dessa sociedade contraditória, a explosão
revolucionária que porá fim ao caráter antagônico da sociedade atual. Portanto,
o centro do pensamento de Marx é a interpretação do regime capitalista enquanto
contraditório, isto é, dominado
pela luta de classes” (ARON, R. As etapas do
pensamento sociológico. São Paulo: Martins fontes, 2001).
Essa constatação expressa uma máxima do
pensamento de Marx: a transformação histórica da sociedade capitalista como
resultado das contradições e antagonismos presentes em uma sociedade de classes.
Levando em consideração o exposto, segundo Karl Marx, qual seria o motor do
movimento
histórico na sociedade capitalista?
a) A contradição entre as forças produtivas e
as relações sociais de produção.
b) A contradição
entre o modo de produção feudal e o modo de produção capitalista.
c) A contradição
entre os interesses das frações de classe da burguesia.
d) A contradição
entre a propriedade privada dos meios de produção e a socialização do capital.
e) A contradição
entre salários, mais valia e lucro.
32) (IFES 2010) Os pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels desenvolveram uma
teoria empírica que se
tornou um dos pilares teórico-metodológicos
da sociologia. Esse núcleo científico e social da teoria marxista, que não
consiste em uma filosofia, “designa uma visão do desenrolar da história que
procura
a causa final e a grande força motriz de
todos os acontecimentos históricos importantes no desenvolvimento econômico da
sociedade, nas transformações dos modos de produção e de troca, na consequente
divisão da sociedade em classes distintas e na luta entre estas classes”
(ENGELS, F. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Famel,
1979). Como Marx e Engels
denominaram essa teoria empírica?
a) Marxismo
analítico
b) Materialismo histórico
c) Materialismo
dialético
d) Idealismo
hegeliano
e) Ideologia
alemã
33) (IFES 2010) A tarefa da filosofia, explica Hegel é compreender aquilo que é, uma vez
que aquilo que é, é a razão. Hegel perseguiu sem cessar, em sua filosofia, o
que chamou de absoluto, o que caracterizou de forma bastante determinada,
contendo certos critérios de consideração. Em sua obra a Fenomenologia do
Espírito, Hegel afirma que o que está expresso na representação, que exprime o
absoluto como espírito, é que o verdadeiro só é:
a) efetivo como
sistema, ou que a substância é parcialmente objeto.
b) efetivo como
sistema, ou que a substância é essencialmente objeto.
c) efetivo como sistema, ou que a substancia
é essencialmente sujeito.
d) efetivo como
ensaio, ou que a substância é essencialmente sujeito.
e) virtual como
sistema, ou que a substância é essencialmente sujeito.
34) (IFES 2010) As categorias de poder e dominação são centrais na sociologia de Max
Weber. O autor construiu três tipos puros de dominação explicitando os
fundamentos que tornam legítima a autoridade ou justificam a dominação de cada
tipo, válidos em diferentes contextos históricos.
Segundo esse autor, com relação à dominação
legal racional, ponha V ou F conforme o conteúdo de
cada alternativa.
( ) A legitimidade da dominação legal
racional encontra-se na crença de que o poder de mando tem
um caráter herdado do passado.
( ) A legitimidade do mando se dá em razão
das qualidades excepcionais de um líder.
( ) Os aparelhos burocráticos, na
modernidade, só atrapalham a dominação legal racional, cuja legitimidade deve
ser buscada na confiança no chefe.
( ) a dominação legal racional legitima-se na
crença na validade do estatuto legal, da competência funcional em torno de
autoridades baseadas em uma ordem impessoal.
( ) O ordenamento da dominação legal racional
não se fixa na tradição, constituindo-se a dominação
tradicional na entrega extraordinária à
exemplaridade de uma pessoa e às ordenações por ela criadas.
Assinale a sequência correta:
a) F; V; V; V; V
b) F; V; F; V; V
c) V; V; F; V; V
d) V; V; F; F; F
e) F; V; F; F; F
35) (IFES 2010) “A filosofia da paz nasce quando por fim a filosofia da guerra exauriu
todas as suas possibilidades e ao mesmo tempo demonstrou em relação ao aumento
quantitativo e qualitativo das guerras toda a sua impotência. Parafraseando uma
das afirmações mais célebres de Marx, poderíamos dizer que uma filosofia da paz
nasce quando começamos a nos dar conta de que não se trata de interpretar a
guerra, mas de mudá-la, ou em outras palavras, não se trata mais de encontrar
sempre novas e mais engenhosas justificativas para a guerra, mas de eliminá-la
para sempre. [...] o primeiro grande filósofo da paz no sentido aqui entendido
foi Kant, que publica em 1795, em forma de tratado internacional, um projeto
Pela paz perpétua.” (BOBBIO, N. Teoria Geral da Política. RJ: Campus, 2000, p.
524)
Kant defende neste projeto:
a) O pacifismo democrático.
b) O pacifismo
socialista.
c) O equilíbrio
do terror.
d) O pacifismo
comercial.
e) O pacifismo
despótico.
GABARITO
31:A - 32:B - 33:C - 34:B - 35:A
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