26) (IFES 2010) Em linhas gerais o programa da filosofia de Descartes consiste no
estabelecimento e no desenvolvimento do uso da liberdade de arbítrio para o
conhecimento do real em sua verdade, segundo a razão. Assinale a opção que NÃO
corresponde à Teoria do Conhecimento, proposta por René Descartes.
a) Alguém que
busque o progresso da ciência só deve aceitar como verdade aquilo que aparecer
em
sua mente como algo claro e distinto.
b) Os sentidos
não são fontes confiáveis de conhecimento, pois se eles nos enganam uma só vez,
então é possível que eles nos enganem sempre.
c) O ser humano não possui ideias inatas,
pois todo o seu conhecimento é construído a partir das experiências e da
capacidade humana de imaginar.
d) O método
científico deve buscar a verdade como ponto seguro, duvidando de todas as
nossas falsas certezas e adotando a própria dúvida como método.
e) Na busca por
um princípio fundamental, posso duvidar de tudo, menos do fato de que estou
duvidando; e se duvido, penso; e se penso,
logo existo.
27) (IFES 2010) Para Hobbes, em Leviatã, uma multidão de homens é transformada em uma
pessoa quando é representada por um só homem ou pessoa, de maneira a que tal
seja feito com o consentimento de cada um dos que constituem essa multidão.
Porque é a unidade do representante, e não a unidade do representado, que faz
com que a pessoa seja una. E é o representante o portador da pessoa, e só de
uma pessoa. Esta é a única maneira como é possível entender a unidade de uma
multidão. Hobbes.
De acordo com o texto acima, analise as
asserções a seguir.
Segundo Hobbes, o caráter unitário da pessoa
do representante está alicerçado no consentimento de
cada um dos indivíduos que fazem parte de uma
multidão humana porque é a partir do consentimento
de cada um deles que se institui a pessoa
política única do Estado.
Acerca dessas afirmativas, assinale a opção
correta.
a) As duas asserções são proposições
verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
b) As duas
asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta
da primeira.
c) A primeira
asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
d) A primeira
asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
e) Tanto a
primeira como a segunda asserções são proposições falsas.
28) (IFES 2010) Rousseau, um dos filósofos críticos do Iluminismo, tratou, com muita
pertinência, de questões sociais, políticas e educacionais. Destaca-se sua
relevante contribuição, por ter promovido a “Revolução Copernicana” na
educação, deixando como lição o otimismo pedagógico. Tomando por base essa
assertiva, assinale a resposta CORRETA.
a) Uma nova maneira de lidar com a natureza
humana possibilitou-lhe, no processo da educação: a valorização da infância, a abertura de espaço
para as individualidades, o sentimento de liberdade e o relacionamento
interpessoal.
b) Sua posição
inovadora na política e o entendimento sobre Estado e soberania assinalam uma
relação muito próxima com o propósito da educação.
c) A
espontaneidade e as emoções não predominam sobre a razão, sobre o pensamento elaborado
do indivíduo em estado de natureza.
d) A escola deve
ser espaço de alegria, de prazer, todavia, pelas exigências quanto ao domínio
intelectivo, não propicia a cooperação entre
os alunos.
e) A criança
precisa ser considerada enquanto tal, desenvolver seus interesses, sua
independência,
porém, é vista como miniatura do adulto, não
sendo reconhecida como centro do processo educativo.
29) (IFES 2010) Para Émile Durkheim (1858-1917), a sociedade prevalece sobre o
indivíduo. A sociedade é, para esse autor, um conjunto de normas de ação,
pensamento e sentimento que não existem apenas na consciência dos indivíduos,
mas que são construídas exteriormente, isto é, fora das consciências individuais.
“Tal como concebida por Durkheim, a sociologia é o estudo dos fatos
essencialmente sociais, e a explicação desses fatos de maneira sociológica.
[...] Seu objetivo é demonstrar que pode e deve haver uma sociologia objetiva e
científica, conforme o modelo de outras ciências, tendo como
objeto o fato social. Para que haja tal
sociologia, duas coisas são necessárias: que seu objeto seja específico,
distinguindo-se do objeto de outras ciências, e que possa ser observado e
explicado de modo semelhante ao que acontece com os fatos observados e
explicados pelas outras ciências”
(ARON, R. As etapas do pensamento
sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2001).
Com relação ao tema, segundo Émile Durkheim,
quais são as características distintivas do fato social
em relação às consciências individuais?
a)
Intencionalidade e coercitividade
b) Exterioridade e coercitividade
c) Exterioridade
e generalidade
d)
Intencionalidade e subjetividade
e) Generalidade
e coercitividade
30) (IFES 2010) A questão abaixo aponta para as reflexões de Marx a partir de sua famosa
obra o Manifesto Comunista, a qual favorece a abertura para a discussão de
vários temas. Acerca do pensamento de
Marx, só não é possível afirmar:
a) Uma das teses
defendidas no Manifesto, coerente com a concepção de história de Marx e Engels,
é a de que o capitalismo é apenas mais um estágio de desenvolvimento das formas
de sociabilidade
humana.
b) Marx e Engels
assinalam no texto o papel revolucionário da burguesia frente à superação do
sistema feudal. Na opinião dos autores, a classe operária configura-se como uma
nova classe revolucionária, capaz de um projeto de superação do capitalismo.
c) O que caracteriza, segundo os autores, as
diferentes classes sociais existentes na sociedade capitalista seria a divisão
social do trabalho e o acesso ao maquinário no processo de trabalho.
d) Para Marx, a
concepção de história funda-se na seguinte afirmação: “a história de toda a
sociedade
até aqui é a história de lutas de classes”.
e) A propriedade
privada, na concepção de Marx e Engels, é a base para as relações de exploração
de uma classe sobre a outra.
GABARITO
26:C - 27:A - 28:A - 29:B - 30:C
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