21) (IFES 2010) Leia o texto abaixo:
“O pior analfabeto é o analfabeto político.
Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não
sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato depende de decisões políticas.” (Bertold Brecht).
A partir da leitura do trecho acima, marque a
opção que reflete o estado desse homem não politizado.
a) desolação e
descrença.
b) alienação e indiferença.
c) insatisfação e
acomodação.
d) preocupação e
ingenuidade.
e) desamparo e
incompreensão.
22) (IFES 2010) A verdade do mito é uma verdade intuída, sentida, que não precisa de
provas para ser aceita. Sua função primordial consiste em tranquilizar e
acomodar o homem em face do mundo assustador. Entender o que é a filosofia
exige, portanto, diagnosticar o que a separa do mito. Segundo Marilena Chauí,
em sua obra “Convite à filosofia”, um dos aspectos que permite distinguir o
mito da filosofia é que:
a) O mito pretendia narrar como as coisas
eram no passado, voltando-se para o que era antes que tudo existisse como
existe no presente, enquanto a filosofia se preocupa em explicar como e por
quê, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são.
b) O mito
pretendia narrar como as coisas seriam no futuro, voltando-se para o que viria
a ser depois que tudo existisse como existe no presente, enquanto a filosofia
se preocupa em explicar como e por quê, no passado, no presente e no futuro, as
coisas são como são.
c) O mito
pretendia narrar como as coisas são no presente, voltando-se apenas para o que existe,
enquanto a filosofia se preocupa em explicar como e porquê, no passado, no
presente e no futuro, as coisas são como são.
d) O mito
pretendia narrar apenas como as coisas eram no passado, voltando-se para o que
era antes que tudo existisse como existe no presente, enquanto a filosofia se
preocupa em explicar somente como e por quê, no presente, as coisas são como
são.
e) O mito
pretendia narrar apenas como as coisas eram no passado, voltando-se para o que
era antes que tudo existisse como existe no presente, enquanto a filosofia se
preocupa somente em explicar como e por quê, no futuro, as coisas serão como
são.
23) (IFES 2010) Na história da filosofia o conceito de razão aparece com vários
significados e buscando responder a diferentes questões. Na origem da filosofia
a palavra razão surge como crítica ao pensamento mítico e como característica
fundamental do pensamento filosófico. Segundo Marilena Chauí em sua obra
Convite à Filosofia, a filosofia, entendida como aspiração ao conhecimento
racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana, da origem e causa
das ações humanas e do próprio pensamento, é um fato tipicamente:
a) hindu
b) grego
c) árabe
d) persa
e) hebreu
24) (IFES 2010) Tales de Mileto, o principal filósofo da escola jônica, buscava o
princípio material da natureza. São os primeiros filósofos a tentar explicar a
realidade de maneira racional sem recorrer aos mitos. São chamados de “físicos”
por:
a) buscarem o
princípio das ciências físicas em geral
b) explicar a
natureza através de fórmulas matemáticas
c) perscrutarem o princípio primordial
material constitutivo da natureza chamada physis
d) criarem o
método científico moderno
e) definirem a
natureza como constituída puramente de espíritos e substâncias imateriais.
25) (IFES 2010) O Mito da Caverna narrado por Platão no livro VII do “Republica” é,
talvez, uma das mais poderosas metáforas imaginadas pela filosofia, em qualquer
tempo, para descrever a situação geral em que se encontra a humanidade. Para o
filósofo, todos nós estamos condenados a ver sombras a nossa frente e tomá-las
como verdadeiras. Em sua alegoria da caverna, Platão indica que a última forma (eidos)
a ser contemplada no mundo inteligível é a forma do:
a) Bem
b) Belo
c) Ser
d) Sol
e) Mal
GABARITO
21:B - 22:A - 23:B - 24:C - 25:A
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