HABILIDADES GERAIS 6° E 7° ANO
(EF67EF01)
Experimentar e fruir, na escola e fora dela, jogos eletrônicos diversos,
valorizando e respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por
diferentes grupos sociais e etários.
(EF67EF02)
Identificar as transformações nas características dos jogos eletrônicos em
função dos avanços das tecnologias e nas respectivas exigências corporais
colocadas por esses diferentes tipos de jogos.
(EF67EF03)
Experimentar e fruir esportes de marca, precisão, invasão e
técnico-combinatórios, valorizando o trabalho coletivo e o protagonismo.
(EF67EF04)
Praticar um ou mais esportes de marca, precisão, invasão e
técnico-combinatórios oferecidos pela escola, usando habilidades
técnico-táticas básicas e respeitando regras.
(EF67EF05)
Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos,
tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas
modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.
(EF67EF06)
Analisar as transformações na organização e na prática dos esportes em suas
diferentes manifestações (profissional e comunitário/lazer).
(EF67EF07)
Propor e produzir alternativas para experimentação dos esportes não disponíveis
e/ou acessíveis na comunidade e das demais práticas corporais tematizadas na
escola.
(EF67EF08)
Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas,
identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as
sensações corporais provocadas pela sua prática.
(EF67EF09)
Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a
participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de
promover a saúde.
(EF67EF10)
Diferenciar exercício físico de atividade física e propor alternativas para a
prática de exercícios físicos dentro e fora do ambiente escolar.
(EF67EF11)
Experimentar, fruir e recriar danças urbanas, identificando seus elementos
constitutivos (ritmo, espaço, gestos).
(EF67EF12)
Planejar e utilizar estratégias para aprender elementos constitutivos das
danças urbanas.
(EF67EF13)
Diferenciar as danças urbanas das demais manifestações da dança, valorizando e
respeitando os sentidos e significados atribuídos a eles por diferentes grupos
sociais.
(EF67EF14)
Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas do Brasil, valorizando a própria
segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF67EF15)
Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do Brasil, respeitando o
colega como oponente.
(EF67EF16)
Identificar as características (códigos, rituais, elementos técnico-táticos,
indumentária, materiais, instalações, instituições) das lutas do Brasil.
(EF67EF17)
Problematizar preconceitos e estereótipos relacionados ao universo das lutas e
demais práticas corporais, propondo alternativas para superá-los, com base na
solidariedade, na justiça, na equidade e no respeito.
(EF67EF18)
Experimentar e fruir diferentes práticas corporais de aventura urbanas,
valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
(EF67EF19)
Identificar os riscos durante a realização de práticas corporais de aventura
urbanas e planejar estratégias para sua superação.
(EF67EF20)
Executar práticas corporais de aventura urbanas, respeitando o patrimônio
público e utilizando alternativas para a prática segura em diversos espaços.
(EF67EF21)
Identificar a origem das práticas corporais de aventura e as possibilidades de
recriá-las, reconhecendo as características (instrumentos, equipamentos de
segurança, indumentária, organização) e seus tipos de práticas.
0 Comentários