Síntese
entre erudito e popular
Na
região mineira, a separação entre cultura popular (as artes mecânicas) e
erudita (as artes liberais) é marcada pela elite colonial, que tem como exemplo
os valores europeus, e o grupo popular, formado pela fusão de várias culturas:
portugueses aventureiros ou degredados, negros e índios. Aleijadinho, unindo as
sofisticações da arte erudita ao entendimento do artífice popular, consegue
fazer essa síntese característica deste momento único na história da arte
brasileira: o barroco colonial.
(MAJORA,
C. BrHistória, n. 3, mar. 2007 - adaptado)
No
século XVIII, a arte brasileira, mais especificamente a de Minas Gerais,
apresentava a valorização da técnica e um estilo próprio, incluindo a escolha
dos materiais. Artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde têm suas obras
caracterizadas por peculiaridades que são identificadas por meio:
A) do
emprego de materiais oriundos da Europa e da interpretação realista dos objetos
representados.
C) da
utilização de recursos materiais vindos da Europa e da homogeneização e
linearidade representacional.
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