O
termo Foco equivale ao ponto de concentração do ator. O nível de concentração é
determinado pelo envolvimento com o problema a ser solucionado.
Tomemos
o exemplo do jogo teatral Cabo de Guerra: o Foco desse jogo reside em dar
realidade ao objeto, que nesse caso é a corda imaginária. A dupla de jogadores
no palco mobiliza toda sua atenção e energia para dar realidade à corda.
Quando
a concentração é plena, a dupla sai do jogo com toda evidência de ter realmente
jogado o Cabo de Guerra — sem fôlego, com dor nos músculos do braço etc. A
plateia observa em função do Foco.
(KOUDELA,
I. D. Jogos teatrais. São Paulo: Perspectiva, 1990)
De
acordo com o texto, a autora argumenta que o uso do foco da cena teatral
permite:
A)
transformar um objeto imaginário em um objeto concreto, produzindo sobre o
espectador uma sensação igual à que ele teria em um espetáculo de mágica.
C) provocar
efeito físico no ator, o que lhe confere a certeza de que seu corpo foi
trabalhado adequadamente para a produção da cena.
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