Os que
fiam e tecem unem e ordenam materiais dispersos que, de outro modo, seriam vãos
ou quase. Pertencem à mesma linhagem FIAN-DEIRA CARNEIRO FUSO LÃ dos geômetras,
estabelecem leis e pontos de união para o desuno. Antes do fuso, da roca, do
tear, das invenções destinadas a estender LÃ LINHO CA-SULO ALGODÃO LÃ os fios e
cruzá-los, o algodão, a seda, era como se ainda estivessem TECEDEIRA URDIDURA
TEAR LÃ imersos no limbo, nas trevas do informe. É o apelo à ordem que os traz
à claridade, transforma-os em obras, portanto em objetos humanos, iluminados
pelo espírito do homem. Não é por ser-nos úteis LÃ TRAMA CROCHÊ DESENHO LÃ que
o burel ou o linho representam uma vitória do nosso engenho; TAPECElRA BASTIDOR
ROCA LÃ sim por serem tecidos, por cantar neles uma ordem, o sereno, o firme e
rigoroso enlace da urdidura, das linhas enredadas. Assim é que LÃ COSER AGULHA
CAPUCHO LÃ que suas expressões mais nobres são aquelas em que, com ainda maior
disciplina, floresce o ornamento: no crochê, no tapete, FIANDEIRA CARNEIRO FUSO
LÃ no brocado. Então, é como se por uma espécie de alquimia, de álgebra, de
mágica, algodoais e Carneiros, casulos, LÃ TRAMA CASU-LO CAPUCHO LÃ campos de
linho, novamente surgissem, com uma vida menos rebelde, porém mais perdurável.
(LINS,
O. Nove, novena: narrativas. São Paulo: Cia. das Letras, 1998)
No
trecho, retirado do conto Retábulo de Santa Joana Carolina, de Osman Lins, a
fim de expressar uma ideia relativa à literatura, o autor emprega um
procedimento singular de escrita, que consiste em:
A)
entremear o texto com termos destacados que se referem ao universo do tecer e
remetem visualmente à estrutura de uma trama, tecida com fios que retornam
periodicamente, para aludir ao trabalho do escritor.
B)
entrecortar a progressão do texto com termos destacados, sem relação com o
contexto, que tornam evidente a desordem como princípio maior da sua proposta
literária.
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